Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB-RO garante na Justiça que municípios de Presidente Médici e Rolim de Moura parem de cobrar para emitir guias de pagamento e formalizar processo administrativo

Página Inicial / OAB-RO garante na Justiça que municípios de Presidente Médici e Rolim de Moura parem de cobrar para emitir guias de pagamento e formalizar processo administrativo

O Órgão Colegiado do Tribunal de Justiça de Rondônia acolheu parcialmente pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e decidiu que os municípios de Presidente Médici e Rolim de Moura devem cessar a cobrança de valores para emissão de guias de pagamento e formalização de processo administrativo.

A decisão foi proferida ao analisar Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Ordem em relação ao texto do art. 357, Tabela X, Item 01, da Lei municipal n. 001/2003, o Código Tributário Municipal de Presidente. O artigo da Lei autorizava o município a cobrar, indevidamente, o valor correspondente a 0,35 UPFs para “formalização de cadastro, buscas e desarquivamentos”.

Na ação, a procuradoria jurídica da Ordem esclareceu que “essa ‘formalização’ nada mais é que a expedição de guia para recolhimento de ITBI, ou seja, não se está diante de um serviço público efetivamente usufruído pelo contribuinte a inspirar a cobrança do correlato preço público”. E ainda que o serviço público deve ser colocado à disposição do contribuinte e não de cobrança para emissão de guia para pagamento do imposto.

A defesa do município alegou que a cobrança se justifica “na medida em que um procedimento é instaurado para o fim de custear diligências, quando necessárias e indispensáveis, para avaliação in loc do bem móvel, quando houver divergências dos valores venais apresentados pelos interessados com os valores dos atribuídos pela Fazenda Pública”.

Ao analisar o caso, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, relator da ADI, acolheu parcialmente o pedido da OAB e decidiu “por afastar a cobrança para emissão de guia, carnê, boleto ou similares para a cobrança/pagamento de tributos, bem como para a mera abertura de processo administrativo”. O voto foi seguido à unanimidade pelo colegiado.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone