Página Inicial / OAB-RO destaca atuação na 10ª Rondônia Rural Show e reforça compromisso com o setor produtivo e sociedade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) se destacou na 10ª edição da Rondônia Rural Show (RRS), que ocorreu de 22 a 27 de maio em Ji-Paraná. A RRS, um dos mais importantes eventos do agronegócio na Região Norte do país, atraiu, segundo dados do Governo do Estado, mais de 265 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões durante os seis dias de atividades.

A Ordem, com sua Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB-RO e a Subseção de Ji-Paraná, marcou presença desde a abertura oficial da feira.

A Comissão esteve presente fisicamente no estande na Emater, onde atendeu produtores rurais de todas as regiões do estado. A iniciativa faz parte da campanha “Fazendo Jus a Quem Produz”, lançada recentemente com o objetivo de aproximar o produtor rural da advocacia.

Durante a RRS, os membros da Comissão atenderam diversos produtores rurais, esclarecendo dúvidas e destacando a importância do auxílio jurídico antes mesmo de fechar negócios. Márcia Dantas Tupan, presidente da Comissão, mencionou a importância desta aproximação com o produtor rural. “A Comissão recebeu os produtores rurais, panfletou acerca do atendimento no estande, esclareceu a atuação da Ordem para aproximar o produtor rural à advocacia e juntamente com os entes governamentais e suas autarquias fazer um trabalho voltado para o esclarecimento e proteção ao setor produtivo do nosso estado”, detalhou Márcia Dantas Tupan.

Além disso, pela primeira vez, a OAB-RO montou um estande próprio para divulgar seu trabalho em benefício da sociedade. Fruto do estreitamento da Comissão com a Secretaria de Estado de Agricultura, a Ordem foi convidada a se instalar no pavilhão governamental, ao lado das demais instituições que promovem o sistema de justiça.

Jefferson Freitas Vaz, presidente da Subseção da OAB em Ji-Paraná, ressaltou a importância dessa presença. “Convidamos a todos para conhecer a OAB e entender o trabalho realizado em prol da sociedade. Nossa presença reitera nosso compromisso com o desenvolvimento social e a defesa dos direitos individuais e coletivos”, disse ele.

Milhares de pessoas visitaram o estande da OAB-RO, como representantes dos poderes Executivos e Legislativos Estadual e Municipal, bem como, representantes do Poder Judiciário, produtores rurais, políticos, advogados, representantes de instituições, imprensa, membros da segurança pública, como policiais militares, civis e rodoviários, povos indígenas, entre outros.

Os representantes da Ordem demonstraram aos visitantes, o trabalho realizado pelas comissões temáticas, ressaltando a importância dessa atuação fundamental em prol de toda a sociedade. “Esta iniciativa reforça o compromisso da Ordem com a disseminação do conhecimento jurídico, com o apoio ao desenvolvimento regional sustentável e com a segurança jurídica”, destacou Jefferson Freitas.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, agradeceu a advocacia que se dedicou para estar presente e frisou que presença no evento leva o nome da instituição mais longe e fortalece a atuação da Ordem e da Advocacia. “Esta participação da OAB-RO na Rondônia Rural Show não apenas elevou o perfil da organização, mas também reforçou a importância de sua contribuição para o setor produtivo, especificamente o agronegócio, que é um pilar crucial da economia do nosso estado”, finalizou.

CONFIRA FOTOS DA OAB-RO NA RRS 2023