A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), identificou na manhã desta segunda-feira (07), um dos captadores de cliente que estaria atuando para um grande escritório de advocacia da capital. O captador foi preso em flagrante por membros da Comissão com apoio da Polícia Militar e conduzido até a Central de Flagrantes para registro do Boletim de Ocorrência.
A investigação começou em 2013, quando a OAB/RO recebeu denúncia formulada por um advogado que atuava no Serasa, informando sobre essa prática ilegal que acontecia nas dependências do Porto Shopping. De imediato a OAB oficiou ao SPC/Serasa e os advogados que constavam na denúncia.
Desde então, uma minuciosa investigação foi iniciada com monitoramento dos escritórios, advogados envolvidos e os captadores, sendo que um deles foi identificado como sendo policial civil. O relator do processo, Raimisson Miranda, que também é vice-presidente da Comissão de Fiscalização, pediu em agosto deste ano que o advogado denunciado apresentasse defesa, feito isso oficiou novamente o Porto Shopping e o SPC/Serasa.
Diante da manutenção das denúncias do ilícito, cabia a OAB registrar o flagrante. Com o apoio do serviço ostensivo da PM, os membros da Comissão de Fiscalização se dirigiram ao Porto Shopping, onde identificaram Rozalvo Correa Nascimento oferecendo serviços de advocacia. No momento do flagrante, o denunciado ligou para o policial civil que ainda tentou intimidar a fiscalização.
O relator do processo explica que o caso tramitava em sigilo e que após anos de investigação, a Comissão logrou êxito e escreve uma nova etapa na história, tirando de circulação pessoas que prejudicam não somente a classe advocatícia como também a sociedade, “Continuaremos com a campanha Diga não ao Captador, as fiscalizações e investigações continuam, pois, os advogados que trabalham corretamente merecem a lealdade e condições justas para exercer seu mister”, enfatizou Raimisson.
A ação foi coordenada pelo vice-presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RO com apoio do presidente da Comissão, Antônio Rerison, o secretário-geral Sérgio Holanda e dos membros Michel Mesquita, Rudgélio Ávila e Tiago Fernandes, além do membro da Comissão de Defesa das Prorrogativas da OAB/RO, Oton Silva. O relatório será encaminhado agora ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO para as devidas providências.
A Comissão conta com o apoio da sociedade e também dos advogados para acabar com esta prática de captação de clientes e para isso disponibiliza um serviço de coleta de denúncias por meio do plantão 24 horas (69) 9253-7772 ou através do e-mail [email protected]