OAB conclui primeira etapa do projeto de inclusão digital no interior

Página Inicial / OAB conclui primeira etapa do projeto de inclusão digital no interior

Nesta primeira etapa foram inaugurados nove núcleos de apoio

A advocacia rondoniense passa a conviver com uma nova realidade em termos de estruturação e apoio em suas demandas que carecem de infraestrutura tecnológica adequada. Essa realidade que no ano passado foi implantada em Porto Velho, começou a ser estendida ao interior.

No período de 02 a 05 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia (OAB/RO), concluiu a primeira etapa do projeto de inclusão digital no interior do estado com a entrega das novas e modernas Salas de Apoio ao Advogado. Foram inaugurados nove núcleos de apoio dotados de modernos equipamentos tecnológicos, aliados ao conforto e comodidade que os profissionais tanto precisam para tornar sua rotina muito mais eficiente.

Durante uma semana, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, esteve nas Subseções de Machadinho D’Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto D’Oeste, Ji-Paraná, Presidente Medici e Alvorada D’Oeste, para inaugurar e entregar aos advogados um novo e humanizado ambiente de trabalho, com padrão de mobiliário e equipamentos tecnológicos de ponta adotados pela gestão.

Agora, nestas Subseções os profissionais já utilizam um espaço amplo e moderno, com tecnologia de ponta, todo estruturado para promover a inclusão digital necessária ao trabalho diário, especialmente em função da implantação do Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe) e demais sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro.

A estruturação dos núcleos no interior foi realizada com recursos advindos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), e objetivam garantir ambiente mais humanizado, confortável e com detalhes que valorizam a cultura regional.

O presidente da OAB/RO, salientou durante as inaugurações que as salas representam última etapa deste projeto de inclusão digital: os investimentos financeiros. “Antes de chegarmos com os equipamentos, trouxemos a certificação digital, a doação de tokens em conjunto com a CAARO, a capacitação no PJe para preparar os profissionais a se adequarem ao novo sistema e agimos com eficiência, por meio do diálogo constante com os Tribunais, para resolver todos os enfrentamentos que surgiram com a implantação peticionamento eletrônico. Dessa forma continuaremos agindo, para não prejudicar o exercício pleno da advocacia e, consequentemente, o cidadão, beneficiário e patrocinador de nossas causas”.

Ele ressaltou ainda que esta nova realidade visa garantir que com o advogado sinta-se o verdadeiro tomador dos investimentos da Seccional, e esta é uma das metas primordial da gestão: “promover a valorização e o fortalecimento da classe. O que o advogado tem em Porto Velho, ele também terá em todas as cidades onde temos Subseção. Os serviços devem ser os mesmos, sem distinção de local ou de número de advogados inscritos”, enfatiza Andrey Cavalcante.

Ele também destaca que, para os meses de março e abril, estão previstas a inauguração de mais 18 salas nas cidades de Ji-Paraná, Buritis, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Cacoal, Ouro Preto D’Oeste, Ariquemes, Jaru e Porto Velho.

Porto Velho
Na capital, além das salas reformadas e estruturadas já entregues aos advogados no Fórum Cível, Fórum Criminal, Fórum Trabalhista, Tribunal de Justiça e Justiça Federal, também foram inauguradas uma na Central de Polícia – que antes não possuía local específico para advogados, e uma no Ministério Público – a primeira do país. E ainda será entregue aos profissionais, uma sala na Superintendência da Polícia Federal – que está em fase final de reforma.

Salas entregues no interior
Nesta primeira etapa, foram inauguradas as seguintes Salas de Apoio:
Uma em Machadinho D’Oeste (no Tribunal Regional do Trabalho);
Uma em Ariquemes (na sede da Subseção);
Duas em Jaru (uma na sede da Subseção e uma no Tribunal Regional do Trabalho);
Uma em Ouro Preto D’Oeste (na sede da Subseção);
Duas em Ji-Paraná (uma na sede da Subseção e uma no Tribunal Regional do Trabalho);
Uma em Presidente Médici (na sede da Subseção);
Uma em Alvorada D’Oeste (na sede da Subseção).