Novos advogados visitam unidades judiciais de Porto Velho

Página Inicial / Novos advogados visitam unidades judiciais de Porto Velho

Novos advogados no plenário do TJ-RO

Após serem habilitados a exercerem a advocacia, durante solenidade nesta quarta-feira (26), um grupo de novos advogados credenciados na Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), participou de uma extensa programação de visitas às unidades judiciais de Porto Velho, nesta quinta-feira (27), organizada pela Subcomissão Mista de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja).

“A programação objetiva orientar e apoiar os advogados ingressantes nos quadros da OAB, além de promover o contato físico com o Judiciário e órgãos da administração pública, familiarizando os novos integrantes da advocacia à nova rotina de trabalho”, destaca a presidente da Caja, Juliane Muniz.

A primeira visita foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região RO/AC (TRT14), onde puderam conhecer as dependências do órgão. Em seguida foram ao Fórum Trabalhista para conhecer o Escritório Corporativo da OAB/RO, atualmente instalado neste órgão. O presidente da OAB Jovem, Felipe Gurjão, e a vice, Pâmela Glaciele Vieira, explicaram como funciona e como os advogados podem participar do Corporativo.

Em seguida o grupo foi à Seção Judiciária da Justiça Federal, onde foram recepcionados pelos servidores Sandra Lúcia, supervisora do Protocolo, e Mário Jorge Sarkis, chefe de distribuição, que falaram aos advogados sobre os procedimentos acerca destes setores.

Seguindo o itinerário, os advogados foram até o Fórum Criminal. O membro do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Seccional, Gustavo Adolfo Menacho, apresentou as dependências do Fórum e os levou até o Tribunal do Júri onde explanou sobre as fases de julgamento.

A visita prosseguiu no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), onde foram recepcionados pelo servidor do cerimonial, Max Ribeiro. No TJ-RO os advogados conheceram o protocolo, e o plenário onde são realizadas as sessões da Corte. O conselheiro seccional e membro do TDP/RO, José Manoel Pires, explanou sobre os trâmites e a composição do Tribunal, destacando que o atual presidente do TJ-RO, desembargador Rowilson Teixeira, entrou na Corte pelo Quinto Constitucional – vaga destinada à OAB.

Finalizando a programação, os novos profissionais conheceram as dependências do Fórum Cível. A vice-presidente da OAB Jovem, Pâmela Glaciele Vieira, explicou sobre o atendimento e procedimentos neste órgão.

Em cada órgão visitado, os novos advogados também conheceram as modernas salas de apoio aos advogados, especialmente estruturadas com padrão mobiliário, ambiente humanizado, equipamentos tecnológicos de ponta, prontas a atendê-los e garantir a inclusão digital e celeridade em suas demandas judiciais eletrônicas.

O advogado Robson Luiz Gonçalves de Souza, que é deficiente visual, contou que não conhecia os locais visitados e parabeniza a Seccional por esta iniciativa. “Muito bom este trabalho da OAB/RO de proporcionar aos advogados iniciantes na carreira esta oportunidade de conhecer esses órgãos, saber na prática as funcionalidades. Nos sentimos realmente acolhidos”.