Nota de Pesar – ex-ministro Sepúlveda Pertence

Página Inicial / Nota de Pesar – ex-ministro Sepúlveda Pertence

A Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence.

Nascido em Sabará, Minas Gerais, José Paulo Sepúlveda Pertence foi indicado ao STF em maio de 1989 pelo então presidente José Sarney e ocupou o cargo até 2007. Durante este período, presidiu a Corte entre 1995 e 1997. Viúvo de Suely Castello Branco, que nos deixou em 2016, Pertence deixa filhos.

Márcio Nogueira, presidente da OABRO, ressalta o significado da contribuição de Pertence para a advocacia brasileira. “Sepúlveda Pertence será sempre lembrado como uma personalidade extraordinária, um advogado exemplar e um dedicado homem público. Sua ausência será profundamente sentida no meio jurídico. Admirável em suas ações, ele era um defensor apaixonado da democracia, um jurista brilhante, um estrategista político hábil e dedicado à família. Que seus família possam encontrar conforto em suas memórias e na lembrança de seu incansável legado em defesa do estado democrático de direito”, expressa Nogueira.

Pertence, que adorava ser lembrado como advogado acima de tudo, exerceu a profissão de 1969 a 1985, em Brasília, voltando à advocacia após sua aposentadoria. Foi conselheiro da OABDF de 1969 a 1975, membro do Conselho Federal da OAB, como delegado do Distrito Federal, de 1967 a 1985, e Vice-Presidente da OAB (Conselho Federal), de 1977 a 1981. Sua partida entristece toda a comunidade advocatícia.

Homenagens a ele serão realizadas no velório que ocorrerá no Salão Branco do STF, amanhã, segunda-feira (3/7), a partir das 10h. O sepultamento será às 16h30, na Ala dos Pioneiros do Cemitério de Brasília.

Neste momento de luto, a OABRO expressa sua solidariedade, desejando força, coragem e união aos familiares e amigos próximos