Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, OAB/RO destaca importância da conscientização; Comissão visita Associação em Porto Velho

Página Inicial / No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, OAB/RO destaca importância da conscientização; Comissão visita Associação em Porto Velho

Você já ouvir falar Transtorno do Espectro Autista (TEA)? A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Rondônia chama a atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril. A data foi reservada com a ideia é sensibilizar a sociedade sobre o tema e combater o preconceito contra essas pessoas, que não possuem uma doença e, sim, um transtorno do neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação verbal e não verbal do indivíduo.

Peterson Lima, presidente da Comissão, alerta que a informação é a melhor forma de conviver de forma respeitosa com familiares e pessoas que possuem autismo.

“Pais de crianças autistas, profissionais especializados no tema sempre enfatizam a importância da sociedade conhecer sobre o assunto. Quanto mais informação, mais a pessoa autista e seus familiares se sentirão confortáveis em meio à sociedade, com um maior desenvolvimento e uma melhor integração”, diz.

Nesta sexta-feira (1º), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou uma visita institucional à Associação dos Pais e Amigos do Autista em Porto Velho. Os representantes da OAB/RO foram recebidos pela presidente da associação, Nilza Maria Ferreira, e conheceram as instalações físicas, bem como as atividades que AMA-RO desenvolve com as crianças, adolescentes e adultos.

O local atende pessoas a partir 4 anos. Dentre as atividades destacam-se: estimulação aquática, estimulação psicomotora, desenvolvimento comportamental pedagógico, atividades da vida prática entre outros.

O presidente da Comissão da OAB/RO destaca que a diretoria do AMA falou sobre as maiores problemáticas e reclamações que recebem das famílias. “Negativa do benefício previdenciário BPC/LOAS, negativas de matrículas por parte das escolas públicas e particulares a crianças autistas, ausência de profissional cuidador e mediador pedagógico nas escolas estão entre as dificuldades enfrentadas no dia a dia de autistas e familiares”, alerta o advogado.

A comissão colocou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia à disposição para ser parceira na busca de igualdade por direitos e inclusão e respeito a essas famílias.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone