Página Inicial / Mulheres na Política reúne personalidades rondonienses no terceiro painel da Cear Mulher

O painel 03, Mulheres na Política, abriu a tarde de debates no segundo dia da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense (CEAR MULHER). Entre as convidadas estavam a deputada estadual Taissa Silva, a deputada federal Silvia Cristina, a presidente do Partido Progressista em Rondônia Jaqueline Cassol, a vereadora Rosaria Helena, deputada federal Cristiane Lopes e a ex-deputada federal Mariana Carvalho.

Mediado pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vanessa Esber, as convidadas iniciaram contando um pouco da história de vida e incentivando mulheres que querem seguir na carreira política. “Se podemos ser protagonistas, por que sermos coadjuvantes? Eu ouvi isso em uma reunião e foi o que precisava para eu decidir fazer a minha história. Fui eleita deputada federal, aprovamos muitas leis que cuidam das mulheres e das crianças e tenho orgulho do legado deixado”, disse a ex-deputada federal Jaqueline Cassol, que também abordou sobre a violência política de gênero.

Já a deputada federal Cristiane Lopes falou sobre o início da carreira política e a importância da rede de apoio para as mulheres que seguem na política. “Quando fui chamada para ser candidata a vereadora, precisei ouvir a opinião do meu marido, do meu pastor e assim tomei a decisão. Nós, mulheres, precisamos de uma rede de apoio muito mais ampla quando decidimos entrar na política, que é um meio amplamente masculino. Mas tive apoio, tive ajuda e hoje posso contar minha história.”

A advogada Lara Luz é de Rolim de Moura e acompanha a CEAR pelo segundo ano. Ela esteve nos painéis desde o início no segundo dia e pontuou sobre os temas debatidos, como persuasão e assédio e perspectivas em relação aos gêneros.

“Tivemos dois dias de evento com discussões muito mais específicas. A doutora Luciana deu dicas práticas e úteis, a jornalista Josi Gonçalves falou muito abertamente sobre assédio e com as mulheres na política posso dizer que vejo um ligação direta entre o assunto e o direito. É importante termos esse alinhamento entre os três poderes”, disse a inscrita, que também comemorou o fato da OAB Rondônia inserir os profissionais do direito que moram no interior do estado nestas programações.