Página Inicial / Márcio Nogueira é empossado presidente da OAB Rondônia; Cerimônia festiva será realizada em fevereiro de 2022

O advogado Márcio de Melo Nogueira foi empossado presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil nesta sexta-feira (17). Em uma cerimônia realizada de forma híbrida, toda a diretoria da OABRO e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARO) também tomou posse. O ato foi realizado para que os novos presidentes possam executar os atos de gestão a partir de 1º de janeiro.

Em fevereiro de 2022, uma posse festiva será realizada, com participação de autoridades do Sistema de Justiça de Rondônia, a advocacia e demais convidados.

Deixando o cargo, o presidente Elton Assis destacou sua jornada na Ordem discorrendo a ciclicidade da vida. “A razão humana é cíclica. Contamos o tempo em horas, dias, meses, anos, décadas e séculos. E não o fazemos de maneira retilínea e adiante. Fazemos em ciclos, onde podemos ver e perceber os marcos de início, meio e fim. Nesta aprazível data, numa manhã que prenuncia o encerramento de um ciclo, que é o fatídico ano de 2021, também se encerra a nossa gestão à frente do comando da OAB Seccional Rondônia, passando o timão que conduzi até aqui para a nova diretoria eleita”.

Ele acrescentou:

“A sensação, senhoras e senhores, é de gratidão e de sentimento da mais sublime certeza de que o dever efetivamente foi cumprido”.

Elton Assis ainda destacou os desafios frente a pandemia, o que obrigou que toda a diretoria redobrasse a atenção, pois foram multiplicadas as dificuldades que existiam e novos desafios surgiram, “pelos quais nenhuma gestão anterior passou”. “Quando necessário, fomos à juízo exigir a observância das normas que estão envoltas ao sadio e pleno exercício da Advocacia. (…) O sentimento de dever cumprido decorre de nossa mais absoluta e abnegada dedicação para que a OAB e a Advocacia permaneça no lugar de destaque que foi alçada”, observou.

Em seu discurso logo após a posse, o presidente do próximo triênio, Márcio Nogueira, afirmou que não enxergava a própria luz. Agradeceu ao atual presidente, Elton Assis, e ao conselheiro federal Andrey Cavalcante, “que enxergaram a minha luz”.

Nogueira ainda citou os pais que lhe ensinaram o dever de trabalhar. “Quando eu cheguei aqui, no Conselho Seccional, eu nem cabia na cadeira. Me perguntava o que eu estava fazendo aqui. (…) Fernando Maia (tesoureiro) foi muito importante. Eu o enxergava tão gigante e ele falava comigo sempre, me dava conselhos. Por isso, Fernando, quando não vier na sessão, vamos buscá-lo na sua casa”, afirmou.

O presidente empossado ainda discorreu sobre toda a sua diretoria, citando sonhava em tê-los na composição. Chamou a atenção nos recém-chegados e frisou: “Com o tempo e a convivência fui vendo a luz e minha dignidade. Isso a Ordem faz conosco. E eu quero dizer que há uma luz e uma dignidade gigantesca em cada um de vocês. Essa gestão será feita por nós. Seremos referência nacional. Me ajudem nos meus erros. Mas, nós não estaríamos aqui se lá atrás não estivessem os gigantes que fizeram essa caminhada. Hoje, eu me sinto muito preparado para estar aqui porque estive ao lado deles. Eu estava ali só observando e aprendendo com eles. E isso me dá uma tranquilidade muito grande”, destacou Márcio Nogueira.

Presidentes das Subseções também foram empossados

Ele ainda asseverou: “Quanto mais servirmos, mais nós cresceremos. Quando mais nós nos servimos mais diminuiremos. A Ordem só ensina a quem serve”. E concluiu: “Todos vocês são muito bem preparados para os desafios dos próximos três anos. A palavra de ordem é União. E eu preciso muito de vocês. Aquela luz que eu não enxergava em mim, foi nos olhos do meu filho, de 5 ano, que eu encontrei a minha luz”.

O secretário-geral da CAARO, Vinícius Noé, destacou que desde o começo teve como referência Assis e Fülber. “São dois grandes da área trabalhista, área que amo de paixão. Durante toda a gestão, foram grandes debates, a Caixa se manteve como grande assistente que a advocacia precisava. Agora, mais uma vez, temos grande trabalho pela frente. Afinal, nada é tão bom que não pode ser melhorado. Essa batalha teve um grande guerreiro que nos guiou, que nos trouxe até aqui, Elton Assis. Hoje, temos representatividade”.

A posse seguiu com a assinatura do termo de posse de toda a diretoria que estava presente no Plenário da OABRO: Márcio Melo Nogueira (presidente), Aline Silva Correa (secretária-geral); Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes (secretária-geral adjunta). Também foram empossadas a diretoria das 18 Subseções. Helena Maria Piemonte Pereira Debowski (Ariquemes) estava presente e tomou posse para a gestão 2022-2024.