Página Inicial / Maio Laranja: OAB realiza evento sobre o Mês de Combate à Violência e Exploração Contra Criança e Adolescentes

Na última quinta-feira (20), a OAB Rondônia, por meio da subseção de Ariquemes, realizou uma live em seu canal do YouTube e no Facebook abordando a campanha do “Maio Laranja”, mês alusivo ao combate da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento contou com a participação de Catiane Malta, advogada e coordenadora do projeto “OABzinhos”, da subseção de Ariquemes, que mediou o debate, Silvana Moreira, secretária-geral adjunta da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente, e Luiza Simonetti, membro da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB.

Luíza Simonetti menciona sobre a importância do debate em torno do tema: “É um tema muito triste, uma página que a gente realmente gostaria de virar da realidade das nossas crianças e adolescentes, mas que ao mesmo tempo não podemos ignorar”. A fala foi complementada por Silvana Moreira, que menciona de onde surgiu a campanha, oficialmente realizada no dia 18 de maio, e que se estende para o restante do mês: “Araceli foi uma criança assassinada em um 18 de maio, por isso essa data tornou-se um marco e junta-se a milhares de outras crianças vítimas da violência e exploração sexual”.

A secretária-adjunta da Comissão Nacional da Criança e Adolescente ainda trouxe dados alarmantes sobre os índices de violência contra menores durante o ano de 2021: “Somente até o dia 12 de maio, foram 6 mil denúncias de crianças e adolescentes sofrendo abuso. A pandemia está mascarando as violências, porque a ponta de denúncias do disk 100 é a escola, e não estamos tendo aula presencial”.

Ao final da live, foram reforçados os meios de denúncias em meio ao isolamento social devido a pandemia causada pela Covid-19: o disk 100, que está em funcionamento e qualquer pessoa pode realizar uma denúncia de forma anônima, ou através do conselho tutelar da região, além do site do ministério público.

A live completa está disponível no canal oficial da OAB Rondônia no YouTube, além da página institucional no Facebook.