Giro nas Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) – Fique por dentro sobre o que impulsiona a advocacia no Estado por aqui você vai saber o que foi destaque nas subseções espalhadas pelo Estado.
Nesta primeira edição, o destaque fica por conta das subseções de Ariquemes, Cacoal e Vilhena.
A Subseção de Ariquemes promoveu duas ações de destaque voltadas à formação e ao debate jurídico.
Foi realizado o Seminário de Direitos Humanos e Cidadania, fruto da atuação conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e da Comissão de Advogados Criminalistas e Assuntos Penitenciários. O evento reuniu advogados, estudantes e membros da comunidade para refletir sobre garantias fundamentais, direitos processuais e os desafios da execução penal no Brasil.
A subseção também sediou o Curso de Oratória com o professor Guilherme Miziara, uma iniciativa da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO). A formação proporcionou aos participantes uma imersão prática em técnicas de comunicação, com foco em segurança, clareza e impacto ao falar em público habilidades fundamentais no exercício da advocacia.
A Subseção de Cacoal, por meio da Comissão de Direito do Agronegócio, Agrário e Desenvolvimento Rural, participou da 4ª Cafecal, voltado ao setor agropecuário.
Durante a feira, foram oferecidos serviços de consultoria jurídica gratuita aos produtores rurais, fortalecendo a aproximação da advocacia com o campo e promovendo cidadania por meio da orientação jurídica. A ação também foi uma oportunidade de interação com colegas advogados de diversas áreas, reforçando o papel da OAB como ponte entre o conhecimento técnico e as demandas reais da sociedade.
A Subseção de Cerejeiras reforçou sua atuação institucional em defesa da advocacia e da cidadania ao participar de uma reunião na Câmara Municipal para tratar sobre segurança pública no município.
Durante o encontro, foram pautadas preocupações como a ausência de delegado titular e a falta de juízes titulares nas duas varas da comarca, fatores que impactam diretamente no acesso à justiça e na efetividade da atuação profissional.
A Subseção de Vilhena realizou a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.
O evento teve como objetivos aprovar o regimento interno da conferência, propor diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à discriminação e promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+, eleger delegados (titulares e suplentes) da sociedade civil e governamental para a etapa estadual e registrar em documento final todas as deliberações aprovadas.
Aberta à comunidade, a conferência foi um importante espaço de escuta, construção coletiva e protagonismo social, fortalecendo o papel da OAB na defesa dos direitos humanos.