Página Inicial / Ex-presidente da OAB-RO, Heitor Magalhães, morre aos 70 anos; Márcio Nogueira decreta luto oficial de 3 dias

Heitor Magalhães, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), faleceu neste sábado (03/06) em Salvador. Conhecido por seu trabalho marcante à frente da Ordem, Magalhães será sempre lembrado por sua trajetória de luta e dedicação à advocacia e à sociedade. Em homenagem a Heitor Magalhães, a OAB-RO decreta luto oficial de três dias.

Nascido em 3 de maio de 1953, Magalhães atuou por três mandatos consecutivos como presidente da OAB-RO, entre 1985 e 1991. Na época, os mandatos eram de dois anos.

Durante sua gestão, liderou importantes avanços para a Ordem no estado, como a aquisição da primeira sede própria, localizada na Avenida Calama. Além disso, foi responsável pela criação de 9 das 18 subseções existentes hoje, dando início ao processo de interiorização e descentralização da OAB-RO.

Durante seu mandato, ocorreu a posse do primeiro desembargador indicado pelo quinto constitucional. Em um ato pioneiro, uma mulher ocupou a vice-presidência da Ordem durante sua gestão. Foi também sob sua liderança que a OAB-RO começou a ganhar visibilidade no cenário nacional, quebrando a antiga prática em que os conselheiros eram indicados pelo Rio de Janeiro.

O atual presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, manifestou pesar e reconhecimento pelo legado deixado por Heitor Magalhães. “É um dia triste para a advocacia de Rondônia e para toda a sociedade. A contribuição do sempre presidente Heitor Magalhães para a OAB-RO e para a advocacia em nosso estado foi imensa. Ele deixa um legado de luta e dedicação que sempre servirá como inspiração para todos nós”, disse.

Magalhães também foi conselheiro federal da OAB, além de professor universitário da Universidade Federal de Rondônia, compartilhando seu conhecimento e experiência com as futuras gerações de advogados.

A OAB-RO presta sua homenagem ao ex-presidente e se solidariza com amigos e familiares neste momento de luto e despedida.