Estado de Rondônia comemora 34 anos de criação

Página Inicial / Estado de Rondônia comemora 34 anos de criação

Nesta terça-feira, 22 de dezembro 2015, o estado de Rondônia comemora 34 anos de sua criação. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, comemora junto com todos os pioneiros e filhos deste estado essa importante data.

Presente em Rondônia há mais de 40 anos, a OAB/RO faz parte desse processo de transformação por qual tem passado Rondônia, desde a época em que era Território Federal a sua democratização quando da elaboração da  Constituição, da  formação do estado, promoção da cidadania, cultura e desenvolvimento socioeconômico.

“Nos sentimos honrados de fazer parte desta história e da evolução de nosso estado. Reafirmamos nosso compromisso de manter nossa entidade vigilante e aliada da sociedade e dos Poderes constituídos sempre em favor da cidadania e da democracia. Parabéns a todos os pioneiros e filhos de Rondônia que contribuem para a pujança e formação desse estado”, comenta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Breve histórico
Em 22 de dezembro de 1981, Rondônia é elevado à categoria de estado e, em 04 de Janeiro de 1982 é empossado o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira como o primeiro governador do 23º estado do Brasil. O novo estado contava com apenas treze municípios: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Colorado d’Oeste, Costa Marques, Espigão d’Oeste, Guajará Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto d’Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Vilhena. Atualmente, o estado de Rondônia apresenta 52 municípios.

Localizado na Região Norte, o estado possui uma extensão territorial de 237. 576 km2, abrigando uma população de aproximadamente, 1.590.011 habitantes (IBGE 2012). Sua capital Porto Velho abriga mais de 400.000 habitantes.

Nas décadas de 50 e 60, a extração do ouro, da cassiterita era o maior atrativo para a entrada de migrantes no estado. Com a abertura efetiva da BR 364 no final da década de 70 e até início da década de 90, quase um milhão de pessoas migraram para Rondônia em busca de terras e de novas oportunidades. Atualmente, a agropecuária, o comércio, o extrativismo, as indústrias e o ciclo da eletricidade atraem migrantes de todas as regiões do país.

O nome Rondônia

Joaquim Vicente Rondon, sobrinho de Cândido Mariano da Silva Rondon e segundo governador do Território do Guaporé, depois eleito deputado federal (1955-1959) propôs à Câmara, através do deputado Áureo de Melo a mudança do nome de Território Federal de Guaporé para Território Federal de Rondônia.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO com informações históricas do professor Ruzel Costa