Página Inicial / Em Buritis, OAB/RO presta homenagem ao presidente da Subseção, Alceu Scoparo Filho

(Foto: Ascom OAB/RO)

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) prestou homenagem em Buritis, no domingo (14), ao presidente da Subseção, Alceu Scoparo Filho, assassinado no último sábado (13). O velório ocorreu no auditório da Escola Municipal Paulo Freire. Após as condolências no município, o corpo foi encaminhado para Londrina, no Paraná, onde será enterrado.

Estiveram presentes: presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante; conselheiro federal e procurador nacional adjunto de defesa das prerrogativas da OAB Nacional, Raul Fonseca; e o conselheiro seccional e vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Gustavo Adolfo Menacho. Os representantes da Seccional foram recepcionados pelo vice-presidente da Subseção, Alessandro Peres e os ex-presidentes Ademir Adur e Ledi Buth.

Ao fazer o uso da palavra, o presidente da OAB/RO prestou condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão. Andrey lembrou ainda que a Seccional está em contato com a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Governo do Estado. “Crimes dessa natureza não podem ficar impunes. Vamos acompanhar todo o inquérito policial e esperamos uma solução célere. O governador, Confúcio Moura, informou que determinou à Sesdec a ‘apuração rigorosa e rápida do crime’ que não pode ficar sem reposta”, disse.

Alceu tinha 47 anos e advogava em Rondônia há 11 anos

O procurador nacional adjunto de defesa das prerrogativas da OAB Nacional comentou que a Conselho Federal também está a par e acompanhando o caso e exige a apuração rigorosa do caso. “Confiamos no desfecho breve deste lamentável crime. Esperamos também ações eficazes para aumentar a segurança da população desta localidade, que possui alto índice de violência”, observou Raul Fonseca.

O vice-presidente da CDP comentou que a Seccional também protocolou ofício na Delegacia Regional de Polícia Civil. “A OAB/RO requer apuração e a punição dos culpados. Estamos aqui representando não só os advogados do estado, mas toda a população que clama por segurança, que é um direito garantido pela Constituição Federal”, destacou Gustavo Menacho.

Crime
Segundo informações de familiares, por volta das 10h, o advogado estava no banco traseiro de um carro, quando foi assassinado com sete tiros de arma de fogo disparados por um motociclista, que fugiu em seguida. A Polícia Militar compareceu ao local e a Polícia Civil está investigando o caso.

O advogado Alceu Scoparo Filho nasceu no Paraná, tinha 47 anos e atuava na advocacia do estado há 11 anos.