Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Em 49 anos de história da OAB-RO, conheça colaboradores que estão na instituição há mais de 15 anos: “Eu passava na frente e pensava: um dia vou trabalhar aqui”

Página Inicial / Em 49 anos de história da OAB-RO, conheça colaboradores que estão na instituição há mais de 15 anos: “Eu passava na frente e pensava: um dia vou trabalhar aqui”

OAB de Rondônia completa 49 anos de trabalho pela advocacia e pela sociedade neste sábado, 18 de fevereiro.

“Nós, advogados e advogadas, somos instrumentos de transformação. Nossa arma é o argumento e o diálogo, a dialeticidade que imprimimos diariamente em nossos arrazoados, em nossas petições e sustentações orais. […] A OAB tem uma série de missões institucionais; mas, a mais importante é garantir que a essencialidade da Advocacia seja respeitada”.

Esse é um trecho do discurso do presidente Márcio Melo Nogueira durante a entrega de credenciais realizada em 7 de fevereiro de 2022. Seu primeiro ano como gestor da OAB-RO. Desde então, ele sempre tem reforçado que a Ordem é feita de pessoas, de gente para gente, com humanidade.

Nesses 49 anos de existência, completados neste sábado, dia 18 de fevereiro, a Seccional Rondônia conta com o expressivo número de 13.039 advogados inscritos, 18 Subseções, uma Caixa de Assistência (Caaro) e uma Escola Superior (ESA). Mas, a Ordem não cumpriria sua missão se não houvesse os colaboradores. Hoje, 65 estão servindo à advocacia. Muitos deles estão há mais de 15 anos na casa.

É o caso de Khênia Medeiros, secretária da presidência, que faz parte da família OAB-RO há 22 anos. Com uma filha de 8 meses, a pequena Helena, ela conta que o tempo mais longo que ficou longe da Ordem foi exatamente esse período de licença maternidade. “Quando eu comecei a trabalhar aqui, meu filho mais velho tinha 3 anos. E desde então, a OAB se tornou o lugar onde eu passo a maior parte dos meus dias, onde eu cresci como pessoa e como profissional. Se tornou um lar para mim”, diz.

Ao longo dos anos, Khênia viveu a história da OAB-RO de perto. De janeiro de 2001 até agora, ela viu a atuação de seis presidentes diferentes em oito gestões. Em apenas uma ficou fora da presidência, na extinta Secretaria de Instrução Disciplinar. “Eu não entendia nada de OAB quando comecei. Mas, sempre me dediquei ao meu trabalho, vesti a camisa e aprendo a cada dia. Aqui, é um lugar onde aprendi a me doar. Às vezes, é preciso saber conversar, em outras é preciso saber ouvir, mas é necessário sempre ter empatia, atenção e procurar resolver os desafios que nos são apresentados”.

SONHO REALIZADO
“Eu sempre passava na frente da OAB e pensava: um dia eu vou trabalhar nesse lugar!” Esse era o pensamento de Isaura Carneiro, coordenadora financeira na Seccional. O sonho foi realizado em 7 de abril de 2007. Desde então, já são quase 16 anos servindo à advocacia rondoniense. E ela, com muito comprometimento, ganhou a confiança da atual diretoria.

“Eu trabalhava no Sest Senat e, uma dia, uma amiga que trabalhava aqui me ligou dizendo que estava precisando de uma pessoa. Eu nem pensei duas vezes, passei pela entrevista, me disseram sim e eu larguei o emprego anterior e vim trabalhar. Era um sonho que estava se realizando e que tenho vivido todos os dias”, afirma.

Isa, como é carinhosamente chamada por todos, começou sua jornada na Ordem na recepção da  tesouraria. Depois, passou pelas salas de apoio dos fóruns, pelo setor de cadastro e voltou para a tesouraria, onde cresceu e hoje é a responsável pelo setor. “Quando eu comecei, o tesoureiro era o Dr. Rochilmer, depois tivemos o Dr. Laércio, Dr. Fernando Maia que ficou por três gestões e agora o Dr. Marcos Donizetti. Eu vi a Ordem crescer. A tecnologia ajudou muito, pois antes, os advogados só conseguiam resolver tudo aqui na Ordem, agora, basta uma mensagem no WhatsApp e conseguimos atendê-lo rapidamente”, garante.

Para a Isa, trabalhar na Ordem lhe trouxe amadurecimento, crescimento profissional e oportunidades de buscar mais conhecimento. Neste ano, ela concluirá o curso superior em contabilidade. “Eu me sinto parte de uma família. A família OAB-RO. E só tenho gratidão pelas oportunidades que recebi e pude vivenciar para tornar uma entidade como a OAB mais forte”, disse.

DE VOLUNTÁRIA A EFETIVA

A caminhada de Jane Paulino, lotada atualmente na secretaria das prerrogativas da OAB-RO, teve início em 1991, com um estágio não remunerado. “Meu pai era muito amigo do senhor Wilson Córdova, que na época era o responsável. Era ainda a OAB da Calama. E meu pai pediu para eu fazer um estágio aqui, para aprender. Eu tinha 19 anos, sem experiência de nada e aqui aprendi a datilografar, a mexer em computador, a mexer em processos, a ter uma postura profissional que levo para minha vida”, relembra. 

Durante os seis meses do estágio não remunerado, a gestão era do hoje membro honorário vitalício Pedro Origa Neto. “Eu acho que fiz um bom trabalho, pois, ao saber do encerramento do meu contrato, ele pessoalmente me convidou a trabalhar de carteira assinada. E comecei, como funcionária, em fevereiro de 1992”, diz. 

Jane ficou na OAB-RO até 2000. Nesse período, trabalhou em vários setores da parte administrativa, seleção e habilitação, montagem de processos. “Eu lembro que usava muito a máquina de datilografia elétrica, usei o telégrafo também”, fala sorrindo. 

Após 2000, Jane passou a trabalhar em uma loja maçônica, e foi convidada a retornar para a OAB em fevereiro de 2004. No total, somando os dois episódios, já são 27 anos servindo a Ordem. “A OAB é a casa da advocacia, mas eu considero a minha casa também”.

Das gestões da OAB-RO, Jane vivenciou a de Dr Pedro Origa Neto, Dr Odair Martini, Dr. Hiram Marques; Dr. Orestes Munis, Dr Hélio Vieira, Dr Andrey Cavalvante, Dr Elton Assis e atual gestão do Dr Márcio Nogueira. 

“Eu caminhei e cresci junto com a OAB-RO. Cada novidade, cada nova tecnologia, cada ensinamento eu abracei me coloquei sempre a disposição. Aprendi a reconhecer o valor e a importância da advocacia e dos advogados. Eu me sinto feliz quando, com meu trabalho, a Comissão consegue resolver o problema do advogado e garantir que as prerrogativas dele sejam respeitadas”, garante. 

SEVERINO

Manoel Bentes dos Santos, 45 anos de idade, 18 servindo à advocacia. Começou a trabalhar como serviços gerais em 2005 e hoje é, pela segunda vez, o coordenador administrativo responsável pelo setor de compras. “Mas, eu faço de tudo. Eu estava desempregado e a OAB me deu muitas oportunidades. Entreguei meu currículo, meio com receio pois nunca tinha ouvido falar de OAB, nunca tinha tido contato com advogado e foi essa casa aqui, com meu trabalho, que fez eu conquistar minha casa própria, ainda estou pagando, mas é minha, ajudar meus filhos e minha esposa a ter um nível superior, a tirar minha carteira de habilitação. Eu me sinto realizado aqui pessoal e profissionalmente”, diz.

Além de trabalhar na sede da OAB-RO, Manoel também passou sete anos no Clube dos Advogados. Para ele, é um lugar essencial, que precisa estar sempre bem cuidado para receber a advocacia. “Hoje, eu sinto que sou peça importante para Ordem. A Ordem mudou minha vida pessoal, profissional e social, pois, desde o primeiro dia, eu vesti a camisa e fiz daqui a minha casa. A cada gestão, vejo como meu trabalho pode ser feito e busco sempre fazer da melhor forma, buscando sempre o melhor resultado, pois sei que vai ser um benefícios para todos eles, para quem tenha inscrição aqui na OAB-RO”, garante.

DA SALA DE APOIO ATÉ A GERÊNCIA-GERAL

Alex Teixeira é o atual gerente-geral da OAB-RO. Ele é também advogado e já foi o suporte para muitos advogados que frequentam as salas de apoio dos fóruns. Quando ingressou como funcionário da Ordem, em 2012, ele já cursava direito há dois anos. É um dos primeiros da sua família a concluir o nível superior e se orgulha da jornada até o maior posto dos colaboradores da Seccional. “Durante toda a minha vida eu recebi muitas missões e sempre me desafiei a cumpri-las. Eu comecei aqui cobrindo férias de uma colaboradora na sala do Fórum Trabalhista. Depois, fiz cobranças na tesouraria, voltei para as salas de apoio do Tribunal de Justiça, Fórum Cível, até que voltei para a sede, na Secretaria Geral, recebendo a missão de organizar o setor de seleção e habilitação. Consegui”, disse. 

Com o trabalho realizado, Alex Teixeira assumiu o cargo, recém-criado, de coordenador geral da SG. “Quando o presidente Márcio era o secretário-geral, eu assumi essa posição. Márcio sempre foi muito à frente do seu tempo, gosta de tecnologia, e, com isso, conseguimos melhorar o trabalho que fazemos para a advocacia, tornando mais célere, mais eficiente”, diz. 

Hoje, na gerência-geral, e com inscrição na Ordem, Alex se enxerga como um advogado gestor. “O meu trabalho como advogado envolve organização de fluxos, de prazos, de processos, para que o resultado da demanda seja mais eficiente. No entanto, nesse momento, estou 100% focado no trabalho aqui na OAB, com essa família de colaboradores em dedicação aos mais de 13 mil advogados que temos inscritos na Seccional”, diz. 

A DIRETORIA

Dos 49 anos de OAB-RO, a vice-presidente Vera Lúcia Paixão participa há 40 anos. Com inscrição em 1983, ela começou a militar em Ji-Paraná, na seara criminal. “Você imagina, hoje a mulher ainda sobre violações, em 1983, como era difícil. E a Ordem tem essa importância para o advogado, para a sociedade. A Ordem está presente em todos os movimentos sociais e decisões que influenciam nos Poderes. A Ordem representa a garantia da igualdade dos direitos do cidadão e a aplicação da Justiça”, diz.

Sobre os colaboradores, ela destaca a importância da atuação deles para o fortalecimento institucional e que uma forma de preocupação com o desenvolvimento profissional deles é o investimento em “atualização continuada tanto para os advogados quanto para os colaboradores”.

Da mesma forma, a secretária-geral Aline Silva diz ter “absoluta certeza que a OAB cumpre com seu papel tanto com a advocacia, bem como com a sociedade, pois a OAB é formada por gente comprometida e abnegada em servir, trabalhando fortemente para que tenhamos uma Ordem forte e pujante. Na Sociedade sempre teve um protagonismo em grandes lutas, sendo reconhecida por isso”. Sobre os colaboradores, ela garante que são fundamentais. “São pessoas que estão focadas em servir, em fazer o melhor para a nossa profissão ser ainda mais reconhecida. Quero agradecer em nome da Cristiane Lima, coordenadora da SG, o trabalho que todos fazem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento da OAB. Sem nossos colaboradores, a Ordem não existiria”.

O tesoureiro Marcos Donizetti Zani também destaca a importância da Ordem. “Eu tenho 30 anos de OAB e, nesse período, sempre tive a certeza que a Ordem estaria presente em caso de necessidade. Sempre tive forte atuação da advocacia criminal e, lá atrás, era mais difícil!”, diz. Nesses 49 anos de OAB, ele já foi presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste por duas vezes, e também conselheiro seccional. “Quando fui conselheiro, também fiz parte da comissão de orçamento e contas, conheci o trabalho das meninas da tesouraria e vi a seriedade com que elas trabalham. Aqui, temos colaboradores de confiança e, a Isa e a Rosa estão numa posição que exige muita confiança de toda a advocacia. Só tenho a agradecer a dedicação delas”, afirma.

“Mais que funcionários, são parte da família OAB-RO”, diz secretária adjunta Larissa Rodrigues. Para ela, a Ordem é o alicerce que a advocacia precisa para atuar em causas difíceis e necessárias. “A OAB tem um papel fundamental de ser porta-voz, de ser protagonista em diversas demandas, tanto da advocacia, quanto da sociedade. Na ouvidoria, realizamos um trabalho indispensável, totalmente necessário. E tenho a gratidão dos todos os colaboradores que nos atendem, que nos ajudam diariamente a manter a Ordem cada vez mais viva e pujante”, diz. 

Líder da advocacia rondoniense, o presidente Márcio Nogueira ressalta que a “OAB é reconhecida como a voz da nossa gente antes mesmo do nosso estado ser criado. Foi fundamental na luta pela criação de Rondônia. Tem atuado ao longo dos anos pelo fortalecimento da advocacia e, sobretudo, da nossa cidadania”. Para ele, esses 49 anos evidenciam o quanto a Ordem vem crescendo, contribuindo para a transformação social, sempre pautada na defesa do estado democrático de direito. “Cada advogado, cada advogada, cada colaborador tem seu nome gravado na memória da OAB-RO. Então, cada um é extremamente necessário, com seu jeito, sua dedicação, sua abnegação em se doar, em resolver os desafios que a advocacia enfrenta diariamente. Só tenho gratidão por hoje ser o ‘pai’ dessa família, dessa família que cresceu e ainda vai crescer muito mais. O futuro, os 50 anos de OAB estão apenas começando. Que a nossa família esteja sempre mais unida, mais fortalecida, pois somos uma só advocacia, uma só OAB!”.

 

Fonte da Notícia: Ivanete Damasceno, Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone