Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Elton Assis é homenageado durante cerimônia de entronização da foto na galeria de presidentes da OAB-RO

Página Inicial / Elton Assis é homenageado durante cerimônia de entronização da foto na galeria de presidentes da OAB-RO

Liderança do membro honorário vitalício foi destacada por todos os presentes.

Trinta anos de advocacia, presidente e membro de diversas comissões, membro do Tribunal de Ética e Disciplina conselheiro seccional no triênio 2001-2003, conselheiro federal nos triênios 2013-2015, 2016-2018 e 2022-2024, presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2019-2021. O extenso currículo de Elton José Assis rendeu-lhe uma emocionante homenagem no início da noite desta sexta-feira (3), durante a 469ª sessão do Conselho Pleno da OAB-RO.

A solenidade tinha o objetivo de promover a entronização da fotografia do Elton Assis no galeria de ex-presidentes da seccional. Com a presença de familiares, amigos, ex e atuais conselheiros federais e estaduais, e toda a atual diretoria, o membro honorário vitalício se emocionou com as homenagens.

O presidente Márcio Melo Nogueira presidiu a solenidade, deu voz a representantes de diversos setores da Ordem e dedicou suas palavras a agradecer a família de Elton Assis. “Sua esposa Ana Cláudia, seus filhos João Vitor, Letícia, Natália, sua mãe dona Sônia, nos emprestaram esse líder”, disse.

Márcio também destacou que Assis tem a capacidade de unir as pessoas. “Muitos já pensaram um dia em liderar essa casa e não chegaram aqui porque não estavam colados em Elton. Ele tem a capacidade de juntar pessoas, de unir, é um líder cola. Uma das minhas grandes alegrias foi o dia que tive a benção dele para ser candidato a presidente dessa casa. Ele é um líder que mantém todos unidos, firmes no propósito. Esse é um reconhecimento histórico a Elton Assis, um ser humano de luz e gratidão”, frisou.

Em sua fala, a atual conselheira federal e vice-presidente na gestão de Assis, Solange Aparecida Silva destacou a sensibilidade e a disposição em ouvir do homenageado. “Elton sempre foi muito sensível, sempre ouviu as causas femininas e defendeu o melhor para advocacia. Ele era a nossa paz. E com ele aprendemos a ter calma para conseguir as coisas. É um irmão. Fez um trabalho belíssimo. Te agradeço, agradeço a sua família que nos cedeu. Você merece essa homenagem e muitas outras”, disse.

Também conselheiro seccional, Alex Sarkis lembrou que o ex-presidente estará, a partir de agora, materialmente eternizado. “Eternizado você já está nesta casa pela sua luta. Eu me refiro a você como uma verdadeira referência de advogado, homem, líder. Com você eu me tornei uma pessoa melhor, me tornei um líder maior. Você tem a capacidade de fazer reluzir nos outros a luz que tem em você. Homenageio também Andrey Cavalcante. Vocês são expoentes, ícones que precisamos eternizar em nossos corações, na nossa sociedade. Obrigado pelos ensinamentos, conselhos e força para seguir adiante. O exemplo arrasta”, ressaltou.

Tesoureiro nas três gestões anteriores, o conselheiro federal Fernando Maia destacou a honra e os ensinamentos de Elton Assis. “Presidente Elton me ensinou aqui e me ensina no Conselho Federal. Conheci Elton em 1994, quando fui opositor a Hiran Marques. Nos reencontramos depois como conselheiros. Fui tesoureiro do Elton e tivemos muita divergência, como tive com Andrey, mas nunca deixei de ser leal ao presidente. A minha divergência era sobre o que é melhor para a advocacia. Segui sempre o presidente Elton. Fico honrado. Grato”, destacou.

A conselheira federal Julinda Silva lembrou as realizações de Elton Assis para Cacoal. “Nossa sede era uma cobrança antiga e foi inaugurada na gestão dele. Ele acreditou na advocacia de Cacoal. Dr Elton, Andrey e agora Márcio. Fizeram e ainda estão fazendo muito pelo interior. Nessa trajetória, o cada um deixa um legado. O legado que eu presencio é o seu e de Andrey. E vi o quanto o senhor sempre se dedicou pela advocacia de Rondônia. Seus feitos sempre permanecerão”, agradeceu.

Maria Eugênia de Oliveira, conselheira federal, disse que a mãe e a esposa, Sônia e Ana, “são as responsáveis por esse homem maravilhoso que a OAB nos deu de presente. Eu vejo nele o homem que honrou o pai e mãe. Eu vi em você a personificação do que há de bom. Hoje temos uma escola: Andrey, Elton e Márcio.

“Eu sou cria do Elton. Comecei no sistema Ordem pelo Elton e Raul, como conselheira e presidente da CMA. E foi ali que me apaixonei pelo sistema. E você é um homem probo, respeitoso, de caráter. Como presidente demonstrou a responsabilidade com a advocacia diuturnamente. Enfrentou uma pandemia e mostrou altivez ao lidar com o maior desafio de sua vida. Quando eu estive com 70% do meu pulmão comprometido pela covid, Elton me ligava todos os dias para me dar força e mostrava que estava preocupado com todos. É um paizão da advocacia”, disse a secretária-geral Aline Silva.

Ansiosa para falar, a secretária adjunta Larissa Rodrigues disse “eu te conheci no momento certo. Porque o quanto você me ensinou e me ensina até hoje. Eu sou cria do Elton e construímos uma relação de respeito. Ele sempre soube ouvir. E quem vê ele sempre formal, não sabe que ele tem um coração enorme. Enquanto eu estava na Jovem Advocacia, você nunca deixou de cumprir o que prometeu. Agradeço por acreditar em mim, no meu trabalho. Tenho carinho muito grande por você e sua família”, elogiou.

O tesoureiro Marcos Donizetti Zani disse que fez questão de estar presente na homenagem. “Quero dizer da minha admiração, meu carinho pela nossa amizade. Temos uma relação que construímos há tanto tempo. Conheci o Elton aqui, neste saguão. Não tinha internet, celular, nada. E desde então sempre estivemos juntos. O vi, desde o ano 2000, atuar na OAB. É alguém que faz Ordem de coração, se dedica. Ser humano extraordinário. Elton só tem coisas boas”, elogiou.

“Quando eu fui presidente de subseção, ele era presidente aqui. A pandemia foi algo difícil. Eu em pânico em Rolim de Moura, ele sempre tinha uma palavra de conforto. A pandemia, de certa forma, acabou com a minha gestão. Nós tínhamos demandas de 15 anos. Parlatórios nos presídios. E o Elton, eu posso dizer, é um grande maestro de fazer milagre. Ele conseguiu entregar parlatórios e suprir a necessidade da advocacia criminalista da Zona da Mata. E hoje, eu posso dizer que o poder é efêmero e restrito. É algo muito delicado. E com certeza, o Elton não mudou nada. O homem Elton é o grande admirado”, asseverou Márcio Antônio Pereira, representando os conselheiros seccionais do interior.

Representando os conselheiros da capital, João Bosco Machado de Miranda lembrou que conheceu Elton Assis em 1994, quando ainda era servidor público do TRT-14. “O tempo passou e em 2017 bati na porta da OAB-RO. Foi difícil estar aqui. Não importa se somos novos ou velhos. No pior momento da minha vida, essas pessoas me ajudaram. Eu sei que sou uma pessoa difícil. Mas ele sempre calmo, conseguimos avançar e trabalhar sempre. Gratidão a todos”, agradeceu citando ainda o tio de Elton Assis, que estava presente, Noé Bispo Teixeira. “Ele me deu um meu primeiro trabalho como estagiário”.
Em nome das conselheiras seccionais, Joilma Schiavi disse que “falar do dr Elton é falar da luz. Num período tão escuro, ele conseguiu transmitir calma. Durante o período da pandemia, todos se sentiram protegidos porque o senhor e dr Fülber estavam lá. Gratidão enorme tenho pelo senhor”, dedicou.

Amigo de longa data, Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos advogados, lembrou o jeito quieto de Elton Assis e enalteceu o trabalho à frente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem. “Conhecer o Elton não é algo fácil. A gente conhece aos poucos, na convivência. Estamos há mais de 25 anos. Iniciamos no TED, comissões, conselho seccional, federal, parceria na presidência da Caixa e OAB. Elton, ainda em comissão, jovem, presidiu a comissão de direitos humanos. Durante uma das maiores tragédias em Rondônia, no Urso Branco, Elton estava lá em cima defendendo direitos humanos”, lembrou.

No período da gestão, Fülber ressaltou que foi um grande desafio. “Eu insistia muito para ele ser presidente da OAB. Ele dizia não. Depois se tornou o nosso candidato. E ele disse, mas você vai junto. E quando assumimos veio a pandemia. Deus escolhe as pessoas certas na hora certa. A tua sensibilidade foi crucial para enfrentarmos a pandemia. Madrugadas, noites, hora do almoço atendemos a advocacia. Pegamos covid. São essas coisas que fazem sermos amigos. Ele é mais que um amigo, é um irmão”, garantiu.

Sócio de Elton Assis e ex-vice-presidente da OAB-RO, Raul Fonseca, lembrou que o conhece há mais de 30 anos. “Conheci dona Sônia quando fomos a Manaus e Elton foi morar comigo. Aprendi muito. Nossa convivência sempre foi uma via de duas mãos. Ele é meu sócio, meu amigo e eu sou padrinho da filha dele. Nossa amizade foi algo construído. Como toda sociedade temos brigas. O caráter do Elton é ser amigo, com todos. A vida para ser plenamente vivida é isso. E tenho a honra de falar que ele é meu amigo”, disse abraçando-o.

Emocionado, Elton Assis disse que tinha preparado um discurso, que foi totalmente desconstruído ao ouvir todas as palavras. Ele agradeceu a homenagem e cumprimentou o trabalho do presidente Márcio Nogueira. “Você tem honrado a advocacia de Rondônia” e ainda citou e agradeceu a cada um que falou e aos vários amigos presentes.
“Ninguém faz nada sozinho. E eu preciso fazer um registro aos ex-presidentes. Essa galeria trabalhou em prol da Ordem para ela ser o que é hoje: protagonista da defesa dos direitos da advocacia e da sociedade”, disse.

Assis ainda lembrou que, ao assumir a gestão da Ordem, tinha um planejamento que fora interrompido pela pandemia. “Tínhamos uma logo OAB Presente. Estávamos em uma caravana da Advocacia em Cacaol e largamos. Voltamos. A pandemia foi um período muito desafiador. Primeiro, pedimos suspensão dos prazos processuais, mas depois pedimos a volta dos prazos. Montamos um comitê. Todas essas palavras colocadas aqui hoje estão no meu coração. Mas nada seria possível se eu não tivesse uma equipe, pessoas abnegadas e dedicadas ao trabalho e em servir à Ordem”, disse.

Elton ainda que contou com a dedicação do grupo e fez a gestão entregar para a advocacia um trabalho importante. Além da pandemia, ainda “tivemos um desafio hercúleo. Quando assumimos a gestão, tivemos que colocar em prática o provimento 185. Eu aprovei como conselheiro federal e experimentei na prática como presidente”, disse.

Ao final, Elton Assis ainda fez um agradecimento especial à família, aos colaboradores da OAB-RO e explicou o porquê não aceitou fazer a homenagem em 2022. “Eu tinha esperança do meu pai poder participar. Ele lutou muito, mas não conseguiu. Mas, não tenho dúvidas, que onde estiver, está vivenciando isso”, disse emocionado.

Quem é Elton Assis
Advogado inscrito na Ordem em 6 de novembro de 1992. Escolheu a advocacia por se identificar com a defesa dos interesses sociais. Atua com direito trabalhista e sindical. Sócio de Raul Fonseca e de seu irmão Vinícius Assis. Casado com Ana Cláudia, pais de João Vitor, Letícia, Natália. Filho de Sônia e seu José (in memorian).

Começou na Ordem como advogado dativo do TED, depois foi membro do Tribunal, passou por diversas comissões e destaca que a de Direitos Humanos tem uma grande relevância social pois cuida da dignidade da pessoa humana.

Como presidente, Elton Assis lembra que a pandemia mostrou a importância da Ordem, pois a OAB-RO estava presente no comitê de enfrentamento da pandemia, lutou pela permanência dos escritórios de advocacia abertos, fez convênio com os bancos para implantar alvará eletrônico, reformas em todas as subseções e uma grande reforma na sede da Seccional.

“Eu sempre tratei com respeito todas as pessoas, todas as instituições, mas fizemos os devidos enfrentamentos necessários para defender os interesses da advocacia. Saí com a sensação de dever cumprido”, finalizou.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone