Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso do presidente Márcio Nogueira em homenagem a Solange Silva, agraciada com a Medalha Valter Nunes de Almeida

Página Inicial / Discurso do presidente Márcio Nogueira em homenagem a Solange Silva, agraciada com a Medalha Valter Nunes de Almeida

A Medalha Valter Nunes foi idealizada como uma singela forma de homenagear as pessoas que se dedicaram de maneira abnegada a consolidação da advocacia e da OAB nos rincões do vasto estado rondoniense.

Somos um estado jovem, se comparado a outros estados da federação. Somos frutos dos sonhos dos que nos antecederam, daqueles que, imbuídos do espírito desbravador, de coragem intrépida e de destacada ousadia para cá vieram, aqui se estabeleceram e daqui não saíram nem desejam sair.

Pelo contrário, são pessoas que criaram raízes em terras de Rondon e despejaram suor para construir um fabuloso estado, de economia potente e de povo trabalhador.

Somos nós, filhos e netos desses valentes desbravadores e dessas aguerridas mulheres que nos antecederam os responsáveis por continuar esse progresso.

Em Ji-Paraná, o nome de nossa homenageada está gravado na memória da cidade e no DNA da OAB.

Falar de Ji-Paraná, estar em Ji-Paraná, é sinônimo de falar de Vossa Excelência, Dra. Solange Aparecida da Silva, de sentir sua presença, principalmente aqui, na Casa da Advocacia.

A trajetória de Vossa Excelência é laureada de conquistas indeléveis, cuja gestão à frente desta Subseção é um marco para todos, indistintamente, dadas as realizações que muito dignificaram e enalteceram a advocacia e a sociedade jiparanaense.

De trato fino e cordial, mas de posicionamento firme e intransigente naquilo que não se pode transigir, temos em Vossa Excelência uma estirpe privilegiada de pessoa, de mãe, de esposa e de advogada, exercendo todas essas missões de vida com denodo e empenho, o que explica os resultados prestigiosos que obtém.

O início da brilhante carreira da Dra. Solange não decorre de um convite ou de um chamado. Mas da sua vocação e do propósito que preenche o seu espírito. Assim, ingressou na OAB, se apresentando como quem chega em seu lar, pronta para contribuir com as missões institucionais da Advocacia.

Demonstrando o carinho que tem para com a advocacia, compôs a Comissão de Festa, dedicada a congregar os filiados da Ordem, a estreitar laços e firmar amizades, já que é na união de nossa classe que encontramos forças para enfrentar as batalhas que batem às nossas portas constantemente.

Uma vez tendo ingressado nas fileiras da Ordem, Dra. Solange não parou.

Através da fineza de trato de que falei anteriormente, dona de uma simpatia e de um carisma que lhe são únicos, foi alçada à Presidência desta Subseção por escolha de seus pares, já reconhecendo o potencial que dela emana e sua capacidade incomum de liderar, não por autoritarismo, mas por fidelidade aos princípios que regem a profissão e a dignificam.

Durante sua gestão como presidente da Subseção de Ji-Paraná, ela foi nada menos do que um farol de renovação. Sem se importar com as dificuldades encontradas, tratou de arregaçar as mangas para construir um ambiente fértil para a prática do Direito e para o desenvolvimento de nossa classe e da comunidade local.

Em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas e outros parceiros, trouxe inovação e preparo, certificando que cada advogado pudesse se manter atualizado e preparado para os desafios do judiciário moderno.

Mas seus feitos transcendem os muros desta instituição. Solange enfrentou de peito aberto os problemas da primeira Vara Cível de Ji-Paraná. Através de sua liderança, ela conseguiu algo que muitos julgavam impossível, abrindo portas que pareciam seladas e dando voz à advocacia e à sociedade.

Não fosse isso o suficiente para estarmos aqui, elevando o nome de Vossa Excelência e festejando a merecida homenagem, quão majestoso é o fato de que durante toda essa jornada, Vossa Excelência também abraçou a maternidade. Mostrou para todos nós que é possível ser mãe, ser esposa, ser advogada e, acima de tudo, ser humana e ser muito bem sucedida em todas elas. Seu filho, carinhosamente chamado de filho da OAB, é o símbolo vivo dessa possibilidade, dessa capacidade de amar e se dedicar em múltiplas frentes.

Aliás, prova viva de que o exemplo arrasta é que Marcos Felipe, tendo a mãe que tem, um exemplo real dos resultados que a disciplina, a dedicação e o esforço aliados ao talento são capazes de proporcionar, tem sido premiado na escola em que estuda com certificados Diamantes, além de ter superado um delicado momento de saúde, com muita coragem e afinco.

Minha amiga, Marcos é o diamante que você e seu esposo lapidam e, não temos dúvida, será um adulto ético, responsável e vitorioso, assim como os pais.

Essa é a essência de Solange: uma mulher forte, independente, que não se resigna com os desafios que surgem, que não se acomoda nem se deixa abater e que enfrenta as dificuldades com um largo e contagiante sorriso, sem destratar ou desmerecer quem quer que seja. É o retrato do resultado da soma de força e determinação com humildade e temperança.

Em um tempo em que ser mulher ainda é, para muitos, um sinônimo de vulnerabilidade, Solange mostrou que ser mulher é ser forte, é ser resiliente, é ser pioneira. “Ex aequo et bono,” como diriam nossas velhas máximas romanas. Ela fez o que é justo e bom, sem jamais perder sua essência.

Como Vice-Presidente na gestão que me antecedeu, ao lado do nosso grande amigo Elton Assis, formou uma dupla mais que perfeita. Juntos, guiaram a advocacia pelo turbulento momento da pandemia de COVID-19. Foram guias para todos nós e também para a população. Os resultados da gestão são vistos até hoje e reconhecidos por todos.

Como seu Secretário-Geral, pude conhecê-la um pouco mais, me encantar e aprender como fazer OAB, como se dedicar à nossa amada instituição e como é gratificante poder ajudar e servir.

Dra. Solange, sua história e seus feitos compõem um capítulo inestimável da história da OAB em Rondônia e no Brasil. E por isso, com imensa honra, respeito e gratidão, eu concedo a você a Comenda Máxima para Ex-Presidentes de Subseções da OAB Rondônia.

Este é um simples gesto que, por mais significativo que seja, não consegue capturar completamente a grandiosidade de sua contribuição.

Seu legado, seu nome, sua alma feminista e humana não são apenas registros ou elogios em uma cerimônia. São a bússola para aqueles que se perderam no labirinto do legalismo sem alma. Vossa excelência, Solange Aparecida da Silva, é a prova vivente de que quando você quer, tudo é possível. Em um universo de infinitos códigos e leis, ela encontrou a única verdade que é universal e irrevogável: o poder do ser humano de transformar o mundo ao seu redor.

Quando as futuras gerações perguntarem o que é advocacia, diremos: “Olhem para a história de Solange Aparecida da Silva, em Ji-Paraná. Lá vocês encontrarão respostas”.

 

Muito obrigado.

 

 

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone