Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso de posse da presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Claudia Fidelis – 07.03.2022

Página Inicial / Discurso de posse da presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Claudia Fidelis – 07.03.2022

Boa noite a todos!

Eu sempre pensei que quando esse momento chegasse, mil coisas passariam pela minha cabeça, e eu estava certa. Vivemos um momento atípico, em que abraços e afagos não são recomendados, justamente quando mais precisamos. Estamos nos reinventando, somos resilientes, aprendemos da maneira mais dura que só temos o presente.

Então, não há como eu fugir de falar com o coração, que eu vou sintetizar na letra da belíssima canção de Kell Smith, que não só para mim, tem muito significado para a grande maioria de nós.

Eu achava coisas que eu não acho mais
Cabia em roupas, sentimentos /Que já não me servem mais
O tempo corria /E eu me sentia sempre um passo atrás
Na pressa em busca do que me traria paz /Preencher vazios, tornar sonhos reais
Mas o medo /É sim meu inimigo de outros carnavais
Tudo muda, até as estações
Serve de esperança aos corações
O ontem passou /E o amanhã ainda não é meu
Tudo o que mudou/ Me transformou no que hoje sou eu
Eu achei que nunca fosse superar
A dor que é perder alguém e ter de continuar
Mas sou bem /Mais forte do que eu poderia imaginar
Pensei mais de um milhão de vezes em parar
Em desistir de mim por não acreditar
E hoje eu sou /O meu melhor motivo pra comemorar
Tudo muda, até as estações
Serve de esperança aos corações
O ontem passou /E o amanhã ainda não é meu
Tudo o que mudou /Me transformou no que hoje sou eu
E o presente é o presente que a vida me deu

E é como muita positividade, com fé na vida e os pés firmados no presente, que eu quero enfim cumprimentar a nossa mesa de autoridades começando pelo nosso líder maior, o presidente da OAB de Rondônia, meu amigo Márcio Nogueira Melo, um homem a frente de seu tempo, que muito nos orgulha pela sua dedicação à nossa Ordem.

Cumprimento também a nossa Secretaria Geral da OAB – Seccional Rondônia, Dra Aline Silva, mulher aguerrida, empoderada que muito me inspira.

Quero também cumprimentar nosso Diretor Tesoureiro da OAB – Seccional Rondônia, prata da casa, Dr Marcos Donizete Zanni, que é uma liderança na advocacia ouropretense.

Saúdo nossas Conselheiras Federais que muito nos honram nessa solenidade de posse com suas presenças: Dra Solange Aparecida da Silva uma mulher brilhante que nos representa com muita maestria no Conselho Federal. Dra Julinda da Silva, que também representa a advocacia rondoniense, sobretudo dá voz às causas femininas no Conselho Federal.

Eu também saúdo a Vice-presidente da Caixa de Assistência do Advogados de Rondônia, Dra Glória Crhis Gordon, pessoa pela qual eu tenho muita admiração, que juntamente como o nosso incansável Dr Elton Fulber e toda diretoria da CAARO, tem feito um trabalho de destaque junto a CAARO.

Saúdo o presidente do triênio 2019-2021 desta subseção, o atual conselheiro Secional, Dr Robson Amaral Jacob.

Eu não poderia deixar de agradecer ao ex-presidente Robson Amaral por ter cumprido sua missão no triênio que se passou, com tanta dedicação. Nada foi fácil, e nós reconhecemos que o momento não foi dos melhores, pois em menos de um ano da sua gestão, o caos tomou conta do mundo. Mesmo diante do distanciamento social, ele estava atento a tudo e a todos. Isso só um grande líder como dr. Robson, é capaz de fazer.

Cumprimento os representantes do Poder judiciário, a Sra Aparecida Maira da Silva Fernandes, coordenadora da CPE o assessor do juiz diretor deste fórum, Fabio Figueiredo de Abreu, e em seus nomes, agradeço pela cedência deste espaço para que pudéssemos realizar essa solenidade.

A representante do poder legislativo, a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores, Rosaria Helena.

Cumprimento também as minhas queridas presidentes da OAB – Subseção de Presidente Médici e Ariquemes, Dra Sara Melocra e dra Helena Debowski. Muito honrada pelas vossas presenças.

A defensora Pública Dra Késia Gonçalves Abrantes, que nos falou tão linda e poeticamente esta noite.

Saúdo também os conselheiros Secionais aqui presentes nas pessoas do Dr Herbert, Dra Robislete e Dr Robson que são nossos representantes por Ouro Preto no Conselho Seccional. A autoridade eclesiástica Pastor Pocidônio.

E por fim, quero cumprimentar os meus queridos amigos diretores, que junto comigo, aceitaram esse desafio de gerir a OAB de Ouro Preto pelos próximos 3 anos: Dr. Ulysses Sbsczk nosso Vice-presidente, Dr. Thiago Máfia nosso secretário geral, Dra Paula Vasconcelos nossa Secretaria Geral adjunta e Dra Maiby Locattelli nossa diretora tesoureira. Uma salva de palmas para esse time. Eu pedi para ser entregue aos meus diretores uma lembrancinha em agradecimento pelo companheirismo que o pouco tempo de gestão, vocês têm demonstrado para comigo. Gratidão!!!

Saúdo a imprensa, colaboradores, senhoras e senhores.

Não por acaso, esse dia foi escolhido para essa solenidade de posse. Hoje, véspera do dia internacional da mulher, não há alegria maior para mim, do que ser a 2ª mulher a presidir a OAB – Subseção de Ouro Preto, nos seus mais de 34 anos de criação.

Já tivemos aqui, muitos presidentes, que tem seus méritos, é claro, mas até agora só uma mulher teve a coragem e a ousadia (no sentido positivo da palavra) de pleitear um espaço até então exercidos por homens. Dra Veralice Veris. O dia não poderia ser mais perfeito para eu lhe render as homenagens, por ter desbravado esse caminho com a firmeza e a delicadeza, características que lhe são peculiares. Suceder uma pessoa da sua grandeza não será tarefa fácil, mas o farei com a honradez que se espera de uma líder de Ordem.

Sabemos que ainda vão muitos anos para que atinjamos um ideal isonômico e paritário de gênero, mas sua valorosa contribuição ficará marcada para a história. Nosso muito obrigada. Os agradecimentos são muitos, e eu peço vênia para fazer alguns agradecimentos de ordem pessoal: Eu agradeço a Deus pela família que tenho. Uma família pequena sim, porque aprouve Deus, levar meu único irmão e mais tarde também meu pai. Da família primitiva restamos eu e minha mãe, essa mulher jovem, sábia, focada, bonita. Pessoa que me ensinou a ser forte, determinada e encarar a vida de frente. Mãe, rendo a você, minhas homenagens.

Deus na sua infinita generosidade para comigo, colocou em meu caminho meu companheiro de vida, que é o meu marido. Eu posso dizer que eu achei a minha cara metade, a tampa da minha panela, a metade da minha laranja… O Jose de codinome (meu anjo), às vezes acredita mais em mim do que eu mesma. Tanto que quando surgiu a possibilidade de eu pleitear a presidência da OAB, eu estava relutante e ele incentivando para que eu encarasse o desafio. Nunca dispensou nenhuma palavra negativa que fosse, em desaprovação quanto ao meu mister, nesses mais de 12 anos atuando frente a OAB, quando estive na qualidade de membro de comissão, delegada da CAARO, diretora de subseção, conselheira Secional e agora presidente. Está junto em tudo para somar. Além disso sempre aceita participar das minhas loucuras, como pedalar 11 horas seguidas, correr de Ji-Paraná a Ouro Preto. É o meu par. Os meus filhos Júlia e Miguel que são os maiores presentes que Deus me deu. Filhos, vocês são a menina dos olhos da mamãe. Eu amo vocês.

À minha sócia Dra Suéllem Costa pela amizade de mais de 20 anos e pela parceria de 15 anos na advocacia. Obrigada por compreender as ausências do escritório. Agradeço também aos amigos e demais familiares pelas presenças nesse evento. A advocacia de Ouro Preto é reconhecidamente a mais unida em todo o Estado de Rondônia. A união faz a força, e essa força foi decisiva para que hoje pudéssemos estar aqui, como membros do sistema Ordem. Há mais de dois séculos, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer criou a metáfora do “dilema do porco espinho” e essa metáfora diz que:

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados. Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram. Quando se fala em união da advocacia de Ouro Preto, não se desconsidera que haja dissenso de opiniões, que haja divergência em um ou outro ponto, não estamos afirmando que tudo são flores. Somos 212 inscritos e há sim 212 opiniões, até porque somos seres pensantes e formadores de opinião. Mas o diferencial é o pensamento coletivo, a consciência social. Nós decidimos não passar frio. Parabéns à advocacia de Ouro Preto.

Senhoras e senhoras, quando eu paro para analisar o juramento que acabei de fazer, não há como eu não refletir sobre a tamanha responsabilidade de um presidente de Ordem.

O ordenamento jurídico confere à OAB além de uma função classista (que a defesa dos interesses da classe de advogados), um papel social de grande magnitude, que é a defesa da Constituição, dos Direito Humanos e da Ordem Jurídica. Esse é o nosso compromisso com a justiça Social. A Constituição Federal deixa claro a singularidade da Ordem dos Advogados do Brasil ao reconhecê-la como a única entidade de representação profissional dotada funções públicas e sociais, em seu texto constitucional.

E isso, caros advogadas e advogados, se deve, pela essencialidade da nossa profissão. Somos indispensáveis à administração da justiça com reconhecimento expresso da nossa Carta Magna. Participamos ativamente na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Tudo isso é muito grandioso.

E é com muita consciência, responsabilidade, e debaixo da proteção de Deus, que eu e a minha diretoria assumimos o múnus que a nós foi confiado, pelo próximo triênio, ciente de que a OAB goza de autonomia e independência perante o poder público, mas primaremos pelo diálogo institucional com os poderes executivo, legislativo e judiciário na busca pela manutenção da ordem jurídica que se espera em um estado democrático de direito.

Viva a Advocacia!
Viva a OAB!
Muito obrigada!

Fonte da Notícia: Cláudia Fidelis, presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone