Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso de posse da presidente da Subseção de Ariquemes, Helena Debowski, 23.02.2022

Página Inicial / Discurso de posse da presidente da Subseção de Ariquemes, Helena Debowski, 23.02.2022

Boa noite a todos. Hoje é um dia muito especial e de muita emoção para todos nós! Quero primeiramente, agradecer a Deus por estarmos aqui reunidos, neste momento festivo de toda advocacia de Ariquemes e região.

Cumprimento e agradeço a presença de cada colega advogado e advogada, bem como seus respectivos familiares. Em nome da diretoria desta subseção de Ariquemes, agradeço todas as autoridades que se fazem presentes, representantes do Judiciário, do Ministério Público, do Legislativo, do Executivo e a todos os representantes de instituições da nossa cidade.

Cumprimento o nosso representante maior, presidente da OAB Seccional Rondônia, dr. Márcio nogueira, presidente de seccional com a risada mais gostosa do brasil!  Em seu nome, estendo os meus cumprimentos a todos os digníssimos e digníssimas autoridades que compõem esta seleta mesa.

Agradeço também ao nosso ex-presidente dr. Elton Assis, merecidamente, eleito conselheiro federal, para este triênio, pela confiança em minha pessoa, e indicação a uma vaga no conselho seccional da OAB Rondônia, triênio 2019-2021, e aqui rendo a ele minha homenagem e admiração pela profícua gestão, pelo trabalho de excelência desenvolvido à frente da seccional, mesmo em meio às adversidades trazidas com a pandemia.

Não poderia deixar de fazer um especial agradecimento aos meus queridos amigos, diretores e diretoras que estarão comigo, caminhando lado a lado nesta gestão: nosso vice-presidente dr. Aluísio Gonçalves; nossa secretária-geral, dra Rejane Griehl, nossa secretária-geral adjunta, dra Érica Fernanda e nosso diretor-tesoureiro, dr. Hederson Medeiros. Nós somos uma equipe de obstinados advogados e advogadas que amam a advocacia e a Ordem! Não tenho dúvidas, que juntos, faremos uma gestão profícua, voltada às demandas da nossa classe e da sociedade ariquemense!

Meus cumprimentos ao nosso amigo, dr. Alex Sarkis, ex-presidente desta subseção de Ariquemes, por dois mandatos, conselheiro federal, reeleito para este triênio 2022 a 2024, e reconduzido ao cargo de procurador nacional das prerrogativas, ao qual rendo homenagens pelo seu incontestável amor pela Ordem e pelo seu brilhante e reconhecido trabalho em prol da advocacia de Rondônia e do Brasil!  Nosso arquivo vivo da advocacia de Ariquemes, de Rondônia e quiçá, em breve, da advocacia nacional! Pensa numa memória de elefante!

Também não poderia deixar de mencionar os nossos queridos conselheiros seccionais eleitos: dr. Brian Griehl, nosso querido “lorde Brian”, que já me passou o bastão da presidência dia 03 de janeiro e desde esta data em diante, já foi até Monte Negro umas 30 vezes de bike! Dra Cleonice Lacheski, ex-diretora tesoureira, sempre pronta a servir e muito atuante nas questões da ordem, mas apelidada de mão de ferro, não sei porque!  E dr. Weverton Heringer, nosso amigo tom, o qual já foi meu parceiro de chapa em eleições passadas. Conselheiro merecidamente reconduzido ao cargo, sempre disposto a ajudar a classe e muito atuante no conselho.

Cumprimento também, de uma forma muito especial, nosso amigo Elton Fulber, presidente reeleito da CAARO. Parabenizo-o, pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente da CAARO durante o triênio de 2019-2021. O socorro à advocacia durante o período crítico da pandemia, foi fundamental para que nossos colegas em situação de precariedade, pudessem ter o mínimo de condições para suprir suas necessidades básicas e condições de exercer a atividade profissional com dignidade! Além disso, ressalto todo o suporte dado pela CAARO a nós advogados e advogadas em várias frentes: salas de apoio, plano anuidade zero, festival da canção, campanhas de vacinação, outubro rosa, novembro azul, incentivo à prática de esportes, entre outras atividades e benefícios.

Não poderia deixar de mencionar, e agradecer os nossos amigos, diretores representantes da CAARO subseção de Ariquemes: dr Renato Abraim e dra Iriane Lopes, dois advogados polivalentes, pau para toda obra, que sempre se colocam a disposição da Ordem.

Quero também cumprimentar nossas representantes da ESA – Escola Superior da Advocacia, aqui na subseção: dra Karynna Hashimoto e dra Érica Fernanda, e ressaltar a importância da ESA para o aprimoramento do conhecimento jurídico e da educação continuada para o exercício da advocacia.

Quero fazer um especial agradecimento ao meu sócio e eterno meeiro Luís Debowski, aos advogados e advogadas do nosso escritório: dra Marinalva de Paulo, dr Rafael Rezende, às estagiárias: Lídia Campos, Ana Luisa mariano, e aos nossos colaboradores: Cleilson Reinaldo (nosso faz tudo), Iara Larissa Farage e Tainara Camilo. Sem o apoio deles, seria impossível assumir tão honroso e importante compromisso à frente da subseção Ariquemes!

Às minhas filhas: Heloisa, Beatriz, Laís e Letícia, saibam que eu as amo mais do que tudo neste mundo, e se algumas vezes falhei, sempre foi na tentativa de acertar e dar o melhor de mim! E, apesar de não ser a vovózinha que fica em casa o tempo todo cuidando dos netinhos, amo demais essas criaturinhas e sempre procuro estar presente e transmitir todo o meu amor aos meus netos: Luis Otávio e Manuela. Gratidão meu Deus pela saúde das minhas filhas e meus netos!

Ao meu marido José Antônio de Medeiros, o qual todos conhecem por “Toninho”, minha eterna gratidão por sempre ser parceiro em todos os momentos, dentro e fora do sistema Ordem, desde o início desta jornada, lá em 2012. Aliás, ele conhece melhor do que eu todas as subseções e a grande maioria dos advogados de Rondônia. Rodou muito essa BR-364 de Guajará a Vilhena, em épocas de campanha!

E, por falar em campanha, quero também render especial homenagem ao meu querido e eternamente presidente dr. Andrey Cavalcante, o qual considero meu mentor e incentivador, por hoje, eu estar, na condição de presidente da OAB – subseção de Ariquemes. O seu apoio e a sua confiança em minha pessoa, foi fundamental na concretização desta conquista! Minha eterna gratidão!

Aproveito o momento, para cumprimentar todos os jovens advogados e advogadas presentes nesta solenidade e manifesto aqui, a minha mensagem de boas-vindas aos mais recentes credenciados na noite anterior, na nossa casa, a nossa subseção!  Parabéns aos novos advogados e advogadas e sucesso nesta novas fase de suas vidas!

Por fim, e com muita gratidão no coração, quero especialmente agradecer todos os presidentes, vice-presidentes e respectivos membros de cada comissão desta subseção, que tiveram a coragem de disponibilizar seus nomes e sua força de trabalho, para junto a esta diretoria, servir a ordem, a advocacia e a sociedade de Ariquemes! Meu muito obrigada!

Quero registrar e agradecer, a cada presidente de subseção que está presente nesta solenidade, é uma honra recebê-los e tê-los conosco nesta noite de festa da advocacia ariquemense.

Vou contar pra vocês um pouco da minha trajetória de vida, e olha que já se foram 57 anos, não parece né! Juro que não tem botox, ainda, mas tá precisando!

Nasci no interior de São Paulo, e vim para Ariquemes, em 1984, na época contava com 19 anos de idade. Fui casada com o advogado Luís Debowski – ex-presidente da subseção Ariquemes e, há mais de 15 anos, sou sócia do escritório “Debowski Advocacia”, e em menos de 02 meses de trabalho na OAB, já estão me chamando de turista por lá!

Para que eu chegasse até aqui, teve um caminho de luta a percorrer!

E porque eu decidi fazer direito?

No final de 1999, eu resolvi prestar vestibular para direito na saudosa Ulbra em Ji-Paraná, atualmente São Lucas. Na época, Ariquemes não oferecia o curso de direito. Casada com o advogado Luis Debowski, já com escritório montado, resolvi enfrentar a estrada de Ariquemes a Ji-Paraná todos os dias, deixando com o coração apertado minhas 04 filhas em casa, ainda pequenas, sendo a mais nova com apenas 02 aninhos de idade.

Concomitante ao curso de direito, exercia a profissão de professora estadual com carga horaria de 40 horas. Não era nada fácil chegar de madrugada em casa, pelas 1h30 da madrugada e acordar cedo para trabalhar na escola. Mas a vontade de estudar e me tornar advogada era tamanha, que as idas de ônibus com destino a faculdade em Ji-Paraná, para mim, era uma terapia. Era um sonho, que aos poucos foi se tornando realidade, pois, fiquei muito tempo sem estudar por causa da maternidade.

Aos poucos fomos formando uma turma grande de universitários e neste sentido, faço parte de uma turma seleta que saía de ônibus, de Ariquemes rumo a Ji-Paraná todos os dias. Assim como eu, muitos colegas, amantes da advocacia, fizeram parte dessa história e hoje são excelentes advogadas e advogados, juízes, delegados, professores em nossa cidade.

Após concluir o curso de direito, me preparei para o tão temido exame da ordem! Não passei de primeira!  Também, sacanagem, foi um dia após o nosso baile de formatura, e também não estudei o suficiente! Passei no segundo exame e este foi cancelado! Justo esse que estudei noites a fio!  Fiquei muito p. da vida! Daí veio o terceiro e ufa! Passei!

Surgiu então o maior desafio! Enfrentar o cliente e o dia a dia da advocacia. E acredito que é isso que nos move, advogadas e advogados, o desafio! Cada cliente, cada causa é um novo desafio, é uma tese que temos que defender, por isso a advocacia é tão apaixonante, por isso que amamos e defendemos a nossa profissão e não nos acovardamos diante das dificuldades próprias da advocacia!

Do sistema OAB, já faço parte há longos anos, talvez de uma forma mais indireta, quando meu sócio e ex-marido Luís Debowski foi presidente da subseção de Ariquemes, lá nos anos 2000. Na época, sabíamos o nome de cada colega advogado e advogada, o barzinho da OAB na antiga sede, era o point da advocacia onde reunia não só advogados, mas também juízes, promotores, delegados, oficiais de justiça. Oh tempo bom, das antigas festas juninas que cada um levava um prato de doce ou salgado, quentão, etc e bebia todas, essa parte não mudou muito!

E com essa saudosa lembrança, registro meus agradecimentos a todos os colegas, advogados e advogadas, que nos antecederam e que deixaram um legado de dedicação e trabalho à ordem e a advocacia! Sem eles, não estaríamos neste patamar que estamos hoje!

Continuando minha trajetória na OAB, em 2012, participei do pleito eleitoral da subseção de Ariquemes, para o cargo de secretária-geral, juntamente com o amigo Weverton Heringer, Signei Doná, Juliana Ratti e Fabia Nakad, perdemos as eleições na subseção mas elegemos nosso eterno presidente dr. Andrey Cavalcante, presidente, da seccional Rondônia, por dois mandatos consecutivos e atualmente, membro honorário vitalício.

Em seu segundo mandato, atuei como membro titular do Tribunal de Ética e Disciplina – triênio 2016 a 2018. E, na gestão de 2019 a 2021 do nosso querido presidente Elton Assis, fiz parte do conselho seccional, como conselheira titular, função a qual exerci com muita dedicação e orgulho, pois dali, das sessões, as quais sempre participei ativamente, emergiram importantes decisões em benefício de toda a classe.

E agora, depois de uma campanha intensa, de meses, pois foram 04 meses de campanha, e eu nunca tinha vivenciado uma campanha tão disputada, tanto na seccional quanto na subseção, é com muita emoção e muita honra, que estou presidente da OAB subseção de Ariquemes, juntamente com essa diretoria maravilhosa, essa equipe combatente e unida desde o início da sua formação e que não mede e não medirá esforços para trabalhar em benefício da advocacia e da sociedade.

Muito obrigada nosso presidente márcio nogueira pelo convite para participar do democrático pleito eleitoral e por confiar a mim a direção da subseção de Ariquemes, bem como, muito obrigada a todos os apoiadores na nossa caminhada.

Diante dos gigantes representantes da nossa advocacia ariquemense, a minha responsabilidade como presidente é ainda maior! Mas o tamanho dessa responsabilidade é proporcional ao tamanho da minha vontade e da minha motivação e força de trabalho.

A Ordem tem como seus pilares a defesa do estado democrático de direito, da constituição federal e da cidadania. É sobre esses fundamentos que hoje tomo posse, tendo ao me lado, uma diretoria que se dedica a fazer da OAB subseção de Ariquemes, uma instituição cada vez mais forte, mais presente, mais inclusiva, transformadora e tenho certeza, que seguiremos avançando a cada dia!

Ressalto ainda, a importância do diálogo principalmente com a advocacia, com as organizações da cidade civil, e com os poderes judiciário, legislativo e executivo. Mas, reforço o compromisso, que seremos intransigentes na defesa de nossas prerrogativas e de nossos honorários.

Finalizando o meu discurso, os desafios da advocacia em tempos de pós- pandemia serão muitos, ou melhor, já são muitos, e para superarmos os percalços da nossa profissão, precisamos não só de uma diretoria e membros de comissões atuantes e compromissados com a advocacia, mas toda a classe unida e comprometida, pois nossa luta é diária, e a nossa profissão é o nosso sustento, o nosso pão de cada dia!

Obrigada a todos e que deus nos abençoe nessa caminhada!

Fonte da Notícia: Helena Debowski, presidente da Subseção de Ariquemes

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone