Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso de Márcio Nogueira durante homenagem recebida na Assembleia Legislativa de Rondônia

Página Inicial / Discurso de Márcio Nogueira durante homenagem recebida na Assembleia Legislativa de Rondônia

Sigmund Freud disse, certa vez, que:

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”.

Hoje, esta Casa da Democracia rondoniense me concedeu o privilégio de olhar para trás e confirmar de que, sim, vale a pena lutar!

Vale a pena lutar por um sonho – lutar apenas por um sonho individual e sozinho, mas um sonho partilhado entre outros sonhadores.

Um sonho sonhado junto é, seguramente, uma realidade!

Por isso, é com um senso de dever histórico – e com enorme alegria – que subo a esta tribuna, para receber essas honrarias tão valorosas…

…Receber as medalhas do mérito legislativo – os títulos honoríficos de cidadão rondoniense e de honra ao mérito -, as mais altas comendas do estado de Rondônia… é uma honra!

Para mim, é a consagração de um projeto construído por muitas mãos, mentes e corações. Afinal, nunca se vence uma batalha lutando sozinho!

Por isso, quero cumprimentar e agradecer ao Excelentíssimo Presidente desta Casa, o deputado Alex Redano, em nome do qual estendo e os meus cumprimentos e a minha gratidão a todas e a todos os parlamentares de nosso amado estado de Rondônia, que apoiaram essa iniciativa…

Agradeço, também, aos servidores e funcionários desta Assembleia Legislativa, sem os quais a excelência dos trabalhos não seria a mesma!

… Por fim, quero cumprimentar e agradecer, com carinho especial – e digo isso emocionado! -, ao Deputado Williames Pimentel, proponente dessas honrarias, que foram referendas pelos membros desta Casa.

O grande teatrólogo e poeta alemão Bertold Brecht disse que:

 “há homens que lutam um dia, e são bons;

há os que lutam muitos dias e são muito bons;

há os que lutam um ano, e são melhores;

Porém, há os que lutam toda a vida – Estes são os imprescindíveis.

Vossa Excelência, Deputado Williames, faz parte do time dos imprescindíveis!

Agradeço por sua generosidade costumeira e por sua lealdade irretocável com a cidadania rondoniense e, em especial, com a advocacia.

O Deputado Williames Pimentel faz parte do ‘time dos imprescindíveis’!

Caríssimas e caríssimos presentes.

Hoje, nesse momento, o reconhecimento moral e político que recebo me enche não apenas de regozijo, mas, também, de responsabilidade.

Na condição de Presidente da Seccional da OAB/Rondônia, estou certo de que, onde eu estiver, devo levar comigo o dever de lutar pelos interesses do meu estado.

Tamanha honraria reforça ainda mais o meu compromisso inegociável com as lutas do nosso povo rondoniense.

Rondônia não existe sem a energia de seu povo!

Por isso, meus caros e minhas caras Parlamentares, estarei sempre disponível para integrar as trincheiras de luta em busca de uma cidadania plena em nosso estado.

Certa vez, ouvi que o importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. Lutar ao lado de quem vai no mesmo rumo: ao lado do Poder Público e da sociedade civil! Ao lado desta Casa. Ao lado de Vossas Excelências!

Assumi a Presidência da OAB/Rondônia no início deste ano.

Antes, fui, por duas vezes, Secretário-Geral da OAB/RO.

Também presidi a Comissão de Defesa de Prerrogativas, período em que organizou um mutirão que conseguiu zerar a fila de processos de advogados de toda a Ordem de Rondônia, como conquistamos agora o mutirão para emissão de alvarás, em parceria com o TJ/RO e o TRT-14.

Estive à frente do processo de digitalização da advocacia em nosso estado, o que nos tornou referência em todo o País.

Ao longo dessa caminhada, certa vez, fui questionado o porquê de concorrer às eleições da OAB, se não é uma tarefa remunerada, se não há ganho mensal com isso.

E eu respondi: a usina que move o mundo é a vontade de transformá-lo! É o motor ético de fazer o bem – de lutar por aquilo que se acredita – que faz a diferença!

Sigo o nosso imortal Rui Barbosa quando diz que:

 “A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade e a estima pela vida.”

 Vem daí o meu ânimo para levantar todos os dias: concretizar a Justiça…

Realizar aquilo que me faz brilhar os olhos, que é ver a minha classe protegida, respeitada e com dignidade!

Para mim, a vontade de lutar pela advocacia – e, consequentemente, pelo direito de cada cidadão e de cada cidadã rondoniense – é o que me faz, todos os dias, ter forças para enfrentar a vida.

Daqui de onde estou, eu me reconheço, eu me vejo por meio do olhar de todas e de todos vocês, porque desejamos um futuro promissor com mais direitos.

Chego aqui com a bravura da advocacia rondoniense e dos nossos quase 11 mil advogados e advogadas, que representamos hoje, ao lado….

… da nossa Vice-Presidente da OAB/Rondônia, dra. Vera Lúcia Paixão;

… da Secretária-Geral, dra. Aline Silva;

… da Secretária-Adjunta, dra. Larissa Fernandes;

…. ao lado companheiro, dr. Marcos Donizetti, à frente da Diretoria Financeira;

… E, claro, não posso deixar de saudar a Diretoria da Caixa de Assistência da OAB/RO, na pessoa de seu Presidente Elton Fulber; saudar a Diretoria da Escola Superior de Advocacia, na pessoa de sua Diretora-Geral Karoline Costa Akl…

E, por fim, agradecer aos servidores e às servidoras da OAB que, diariamente, dão o máximo de si para cumprirmos essa missão!

Todas e todos vocês fazem parte dessa conquista!

Senhoras e senhores.

A cidadania rondoniense é construída diariamente pela advocacia local. Por isso, esta homenagem que recebo agora se estendem à advocacia de nosso estado, mas não só…

… Se estendem, também, aos mais de 1,3 milhão de advogados brasileiros, que levam, destemidamente, o direito de defesa a cada canto, a cada um dos 5 mil municípios, deste País.

Eu sempre gosto de contar histórias, Presidente Alex. E, hoje, não poderia ser diferente.

Recebo uma homenagem que se estende às minhas ancestralidades – aos meus pais e familiares que são o esteio da minha luta.

Nessas andanças ao longo de 17 anos dedicados à luta pela Advocacia, aprendi que é mais útil contar aquilo por que passamos do que simular uma experiência independentemente de qualquer pessoa, ou de qualquer encontro.

A minha trajetória vem de longe, deputado Williames

Vem do sertão do Ceará! Começou na década de 60, quando seu Antônio e dona Fátima, meus amados pais, encontraram-se por aqui, depois de migrar para cá em busca de uma vida melhor.

Essa história é a história de muitos e de muitas que estão aqui.

Por isso, permitam-me dizer a eles:

– Seu Antônio e dona Fátima, essa medalha e títulos são consagrações à coragem de vocês! Essa homenagem que recebo hoje teve origem no calcanhar destemido de vocês, que vieram do Ceará e fizeram história em nosso estado. Vocês representam a história de muitos e muitas rondonienses! Obrigado por tudo!

É de casa que aprendi o desafio de buscar uma vida melhor que inspirou os nossos ancestrais, que motivou os nossos familiares, tanto os que já viviam em nossa gloriosa região, como aqueles que migraram para cá.

A busca pela esperança está em nosso sangue, em nossa história… Em nosso desejo ético por mudança!

Sou filho do interior. Filho de migrantes cearenses, com quem aprendi – e ainda aprendo – a ter fé, a ter coragem, a seguir com bravura. Sou filho da minha preciosa Guajará-Mirim, onde nasci e me criei.

Foi do alto da Serra dos Parecis que pude testemunhar a grandeza e o potencial de nossas terras. Foi da água do rio Mamoré que recebi as bênçãos que me vincularam, permanentemente, a esses chãos, a essas águas que nos cercam, a esse povo que nos orgulha…

O povo rondoniense foi feito para brilhar!

Os parlamentares desta Casa conhecem as lutas do nosso povo. Sabem da importância da Advocacia para a cidadania, para o Estado Democrático de Direito e para a Justiça.

Nossos parlamentares, ao abrirem as portas da Assembleia Legislativa de Rondônia para a OAB e para a advocacia fortalecem a Democracia; fazem ecoar as vozes daqueles que buscam, legitimamente, seu direito de defesa… E ampliam o caminho do acesso à Justiça.

A atuação da advocacia é central para a proteção de direitos e das garantias da sociedade civil.

Em nossa trajetória na história brasileira, tivemos grandes advogados e advogadas – como o ilustre advogado Francisco Arquilau de Paula, Pedro Origa Neto, nossos membros honorários vitalícios; e os membros fundadores Amadeu Machado e Manoel Médici -, que desempenharam uma missão fundamental na redemocratização do país e da concretização da cidadania em nosso estado.

Eu sempre digo que, em minha trajetória, construí relações acreditando no potencial dos vínculos.

A força do vínculo, a potência do trabalho e a confiança no Estado Democrático de Direito são determinantes para o sucesso da minha missão.

Frei Betto nos ensina que “A cabeça pensa onde os pés pisam”.

Ora, se pisamos no mesmo chão, conhecendo os desafios da realidade rondoniense; se pensamos no mesmo futuro, em que a Justiça e a cidadania sejam cotidianas, estou seguro de que todos nós estamos do mesmo lado!

Como filho desta terra, após quase 20 anos dedicados à OAB/Rondônia e à defesa da cidadania em nosso estado e a cada um dos 52 municípios do estado, e, hoje, como Presidente Seccional, eu afirmo seguramente a todos aqui: a força motora que me move e motiva a seguir é a bravura que carrego dos nossos chãos!

Por isso, a minha alegria é, primeiro, por ter a honra de receber estas Medalhas do Mérito, que consagra a história dedicada à Advocacia rondoniense.

Segundo, porque congrega diversas Instituições pátrias centrais para a efetivação do acesso à Justiça no Brasil.

Esse momento festivo representa a proximidade interinstitucional entre todos Poderes, cujo fio condutor que nos une é a cidadania.

É a busca para encurtar o caminho do acesso à Justiça.

Sabemos que vivemos em um momento turbulento da história nacional. Tenho acompanhado, com preocupação, as ações que ameaçam a nossa Democracia.

A democracia é um governo do povo e tem como horizonte a igualdade formal e material entre seus cidadãos.

É importante termos em mente todos e todas vencem quando a Democracia avança. E não o contrário.

As divisões internas, que incluem projetos divergentes de sociedade, devem se converter em diálogo democrático.

Divergir não significa eliminar o outro. Vivemos em um país constitucionalmente plural. Divergir, sim. É importante! Odiar, não! É retrocesso.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, comprometida por imperativo de seu Estatuto com a defesa da Constituição e das instituições democráticas, é parceira da desta Casa Legislativa.

Nosso partido é a Ordem dos Advogados do Brasil e a nossa ideologia é a Constituição. Não temos qualquer outro vínculo ou compromisso – e estes bastam para nos manter atentos e inseridos na cena pública, como a voz constitucional da cidadania brasileira.

Temos o dever de participar da vida político-institucional do país, mas sem viés partidário ou ideológico.

A ética humana é um caminhar em direção ao bem-comum. Sabemos que os próximos períodos serão um desafio para a democracia brasileira. Vivemos em um país dividido.

Isso não é, por si só, um problema. No entanto, é preciso que tenhamos a sabedoria para disputar, na arena pública, a defesa de novos direitos, a busca por mais investimentos sociais, na agricultura, na educação, na saúde pública…

A OAB irá lutar pela valorização da classe e por mais direitos, além de fiscalizar todo e qualquer governo, independentemente de partido, para que faça seu trabalho.

De forma independente e apartidária, sempre em benefício do interesse comum, iremos atuar para estabelecer as bases a fim de que o exercício democrático se exerça com ética, transparência e efetiva participação popular.

Para finalizar, relembro as palavras do poeta Thiago de Mello, que dizia: “é preciso encontrar as cores certas para poder trabalhar a Primavera”.

Esta condecoração que recebo hoje, esta belíssima honraria, trouxe mais cor, trouxe mais vitalidade e, certamente, fortalecerá a missão que assumi com a advocacia – e, de modo geral, com o povo rondoniense -, fazendo com que, de agora em diante, atuemos com a Primavera nos dentes!

Com a primavera de direitos! Com a primavera democrática!

A Assembleia Legislativa de Rondônia tem o potencial de fazer florescer, cotidianamente, a Primavera de cidadania em nosso estado.

Hoje, eu recebo esta semente – essa pulsão de vida, essa pulsão de buscar o melhor para aqueles e aquelas que representamos.

Saio daqui com a certeza de que vale a pena lutar. Com a certeza de juntos e juntas, somos capazes de redirecionar a história de Rondônia em favor do bem-estar social.

Saio daqui, meus caros e minhas caras, com esta medalha, com estes títulos – que, para mim, serão antídotos para superar dificuldades futuras -, na certeza de que a Advocacia e suas prerrogativas profissionais têm, como parceira, os 24 deputados estaduais que honram, diariamente, a missão que lhes foi incumbida: defender a Democracia e a Cidadania em nosso estado.

Com o coração cheio de graça, muito obrigado!

Um forte abraço.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone