Discurso de Larissa Rodrigues na inauguração do Relicário da Advocacia

Página Inicial / Discurso de Larissa Rodrigues na inauguração do Relicário da Advocacia

Essa talvez seja a missão mais difícil e, ao mesmo tempo, mais importante, bonita e honrosa que eu tenha recebido durante esses anos em que me coloquei à disposição para servir à Advocacia de Rondônia.

Espero que as minhas palavras consigam demonstrar a importância que esse ato de homenagem tem. Não só para os familiares que aqui estão presentes, mas para todos nós, como seres humanos.

Já se passaram aproximadamente 3 anos que a pandemia da covid19 teve início, trazendo com ela rastros de perdas em todos nós. Rastros que também atingiram e marcaram a Advocacia de Rondônia.

Registramos aqui, 34 sonhos interrompidos, 34 sorrisos que não mais serão distribuídos. Foram 34 vidas perdidas ou melhor, nas palavras de Guimarães Rosa, foram 34 encantamentos, já que ele dizia “as pessoas não morrem, ficam Encantadas”.

Por isso, este Relicário representa um ato simbólico de solidariedade aos familiares desses advogados, advogadas e servidores. É uma homenagem e, ao mesmo tempo, um protesto, que reafirma a defesa da vida, a qual nossa OAB e nossos colegas advogados e servidores não se furtaram no período pandêmico.

Esse Memorial é para falar do advogado e educador Stênio Castiel, que transbordava o seu amor pelo ensino e advocacia.

É para lembrarmos do João Batista que muito contribuiu para a OAB-RO, com toda sua técnica e conhecimento, junto ao Conselho seccional.

É para agradecermos ao Denis Macieira, que passou 12 servindo a ordem com uma dedicação ímpar.

É para aplaudirmos a Khrisna, jovem advogada que carregava o sonho nas palavras e ações.

Enfim é para todos os colegas advogados e advogadas e colaboradores que deixaram em nós sua marca e sua história. Que contribuíram com a advocacia de Rondônia.

Em especial, é para perpetuar a memória desses profissionais, advogados e servidores da OAB que partiram, vítimas dessa terrível doença.

Preservar essas memórias é um ato que vai além da justiça. É uma forma de eternizar a vida. É uma forma honramos todo o legado deixado por eles. Esse ato de homenagem, é nosso modo de dizer: todas essas vidas importam, foram importantes e ainda serão. E que além de relevantes histórias e trajetórias, vocês deixaram saudades em nossos corações.

Aproveito para citar um trecho do poema de Braulio Bressa, inumeraráveis.

O X da questão talvez seja amar

Por isso, não seja tão indiferente

Se números frios não tocam a gente

Espero que nomes consigam tocar.