Conselho Nacional de Justiça orienta como participar de sessões virtuais

Página Inicial / Conselho Nacional de Justiça orienta como participar de sessões virtuais

OAB RO compartilha com membros a importância de se adequar a tecnologia

As videochamadas e reuniões virtuais são atualmente um dos meios de comunicação mais usados, devido a facilidade de reunir pessoas em qualquer lugar do mundo, sem o contato pessoal, para atender as orientações das autoridades de saúde, que indicam o isolamento social como medida de segurança à saúde do mundo.

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil inovou ao iniciar uma série de Sessões Solenes para certificação de profissionais habilitados a exercerem a advocacia. Através de videoconferências, 48 advogados e advogadas já prestaram compromisso e receberam suas credenciais, além das sessões do conselho seccional por meio da plataforma zoom.

Para o presidente da Ordem em Rondônia, Elton Assis, o mundo vai mudar a partir desse momento. “Teremos que nos reinventar, e a própria interpretação do Direito vai mudar. Teremos mais audiências por videoconferência; as sustentações orais, que estavam ocorrendo já por videoconferência, irão se tornar uma constante; diversos atos processuais serão praticados por essa forma tecnológica e por outras formas tecnológicas a partir desse momento”.

Assim, o Conselho Nacional de Justiça preparou um vídeo com orientações passo a passo de como obter melhores resultados em uma videochamada:

– A melhor opção é usar um computador desktop ou notebook com câmera, pois celulares podem receber chamadas e notificações que derrubam a conexão durante a videconferência;

– Caso decida usar o celular na sessão remota, ele deve estar na posição horizontal, apoiado em uma base estável;

– O ambiente onde ocorre a gravação deve ser neutro, sem objetos ao fundo que chamem a atenção dos espectadores;

– A incidência de luz é importantíssima. A melhor posição é aquela onde a iluminação está direcionada ao interlocutor e nunca na contra câmera;

– O melhor enquadramento inclui o rosto e a parte de cima do busto, com a câmera na altura dos olhos, mas sem cortar nenhuma destas partes do corpo;

– Os ruídos podem atrapalhar a qualidade do áudio. É importante fechar portas e janelas, além de desligar aparelhos que emitam algum tipo de som. O áudio deve ser o mais limpo possível, por isso recomenda-se o uso de fones de ouvido com microfone;

– Durante a videochamada, a imagem e o áudio podem estar sendo transmitidos mesmo que a pessoa não esteja com a palavra, por isso, é recomendada atenção ao que se fala e faz paralelamente;

– É possível desabilitar o microfone e a câmera durante a videoconferência. Quando não estiver com a palavra, é recomendado deixar o microfone desabilitado. Se precisar se retirar por algum tempo, sugere-se desligar o vídeo momentaneamente.

Confira o vídeo do CNJ: