Página Inicial / Comoção: morre Carlos Frederico, o primeiro presidente da Subseção da OAB/RO de Alvorada do Oeste

Morreu na tarde de sexta-feira (29), o advogado Carlos Frederico de Souza Cruz, OAB/RO 543, pioneiro em Alvorada do Oeste e um dos maiores responsáveis pela instalação da Subseção local. Natural de Videira (SC), Carlos, como era conhecido, era filho de um ex-prefeito de Ponta Grossa (PR) e ex-deputado federal.

“O Dr. Carlos foi um grande homem, um advogado destacado, exímio dirigente de Ordem. Tive com ele grandes encontros, maravilhosas conversas, sempre elevadas e que me fizeram refletir e seguir diante de um digno exemplo de vida”, salientou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

História de luta
Antes de vir para Rondônia, foi vereador em Londrina (PR), onde também foi chefe de Gabinete do então prefeito, Álvaro Dias, ex-governador e atual senador da República pelo Paraná.

O advogado formou-se em Direito na Universidade Estadual do Paraná, em 1974, onde iniciou a advocacia. Chegou a Rondônia e mudou-se para Alvorada do Oeste, em agosto de 1993. Como ainda não existia OAB instalada na comarca de Alvorada do Oeste, criou a Associação dos Advogados, ao lado dos advogados Antônio Brito, Antônio Gerardo, Scarpatti, Erivaldo Soares e Alcides Assunção. A associação era conhecida naquela época pela intransigente defesa das prerrogativas da advocacia local.

A principal realização da associação foi conseguir a doação, no início da década de 90, do terreno onde hoje se encontra a sede da Subseção da OAB/RO de Alvorada do Oeste.

Pode-se dizer que Carlos trabalhou arduamente pela instalação da OAB/RO na cidade, tendo sido agraciado com a honra de ser o primeiro presidente da Subseção.

A morte de Carlos Frederico, vítima de infarto, aos 71 anos, consternou toda a sociedade de Alvorada do Oeste e região e a advocacia do estado inteiro, mesmo ele já estando afastado há anos, por força da frágil saúde.

Carlos Frederico deixou a esposa, Eliza Mara Pinho de Souza Cruz, e três filhos: Frederico Pinho de Souza Cruz, Guilherme Pinho Souza Cruz e Henrique Pinho de Souza Cruz, esse último advogado militante no Paraná.

Homenagens na OAB/RO
O advogado José de Arimatéia Alves, ex-presidente da Subseção de Alvorada do Oeste e grande amigo de Carlos Frederico, destacou que ele era “aguerrido, combativo e destemido na defesa do direito e na busca da distribuição equânime da Justiça, pelo que nunca lhe faltou bravura. A tribuna do Júri foi sua vida e a advocacia criminal sua maior paixão. Um soldado da OAB, da qual era um de seus orgulhosos confrades e um grande guerreiro na defesa de suas atribuições. Ele era o primeiro a se postar no pelotão de frente para o combate quando um colega tivesse atingido o exercício do mister na sua prerrogativa, disso fui testemunha algumas vezes e do quão bravamente travava a defesa, esquecendo e superando eventuais divergências, que não as tinha com ninguém, mas que porventura pudessem ser alimentadas em relação a si”.

A informação da morte de Carlos Frederico chegou ao conhecimento da OAB/RO quando estava em curso a 411ª Sessão do Conselho Seccional, na sede, em Porto Velho, nesta sexta-feira. A notícia consternou os integrantes da diretoria e do Conselho Seccional.

A vice-presidente, Maracélia Oliveira, interrompeu a sessão e pediu um minuto de silêncio, em respeito à memória de Carlos Frederico. Ela substituía o presidente, Andrey Cavalcante, que estava em Machadinho do Oeste, participando do velório do presidente da Subseção local, Elias Estevam Pereira Filho, vítima de infarto na véspera.

Ainda durante a sessão, o conselheiro Antônio Ramon, ex-presidente da Subseção de Alvorada do Oeste, fez um emocionado discurso sobre a importância de Carlos Frederico para a história da advocacia da região. “Foi muito mais que um presidente de Subseção, foi um incentivador da luta pelo respeito à nossa classe, sempre se colocando à disposição para a defesa dos colegas. Zelou por nossas prerrogativas muito antes de ser uma bandeira da Ordem”.

O conselheiro Marcelo Nogueira Franco fez uma oração em nome do Conselho Seccional e lamentou a morte, afirmando que “é um triste dia para a advocacia de Rondônia, pois o Dr. Carlos Frederico era um apaixonado pela Ordem e pela advocacia. Perdi um grande amigo”.

O diretor-tesoureiro, Fernando Maia, também se manifestou, afirmando que era reconhecida a determinação do advogado pela dignidade da advocacia, sendo reconhecido por sua missão institucional por todas as gestões.

Emocionada, Maracélia afirmou que é confortante saber que Carlos Frederico recebeu todas as merecidas homenagens ainda vivo e era sabedor do carinho da advocacia com ele. “Eu tive a satisfação de conhecê-lo durante a última campanha da OAB, quando fui à sua casa na companhia do conselheiro Antônio Ramon e do nosso querido colega José de Arimatéia Alves. Nossos colegas faziam questão de ressaltar que aquele era um voto diferenciado, qualificado pela magnitude da história que ele carregava pelo fortalecimento da advocacia de Rondônia e pela instalação da Ordem em Alvorada do Oeste”, disse.