A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) esteve reunida, na última quarta-feira (28), com a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Candeias (Apae-Candeias) para debater a grave situação que a entidade enfrenta no município.
A Comissão ouviu da atual diretoria da instituição os relatos das principais problemáticas enfrentadas pela Apae em Candeias, que envolvem a diretoria anterior, e se propôs a orientar, auxiliar e agir na busca de soluções técnicas e jurídicas que o caso requer, numa clara demonstração de efetivar a missão institucional da OAB/RO.
“Um de nossos principais objetivos é a garantia da cidadania. Integramos um canal direto na defesa dos direitos e garantias fundamentais das pessoas e grupos que formam os segmentos da categoria das pessoas com deficiência”, ressalta o presidente da Comissão, Julio Yriarte.
Durante a reunião, Julio Yriarte constituiu uma comissão interna para acompanhamento, investigações e diligências em apoio à Apae-Candeias. A comissão interna é composta pelos advogados Humberto Ferreira, Evany Gabriela Córdova, Tainá Amorim, Lohana Lima, membros da CDPD que estavam presentes ao encontro.
Também participaram da reunião as integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RO, Joseandra Mercado e Belzira Shockness.