Página Inicial / Colégio de Presidentes da OAB Região Norte, em Boa Vista, tem participação da Seccional Rondônia

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, participou do evento

O Colégio de Presidentes de Seccionais da Região Norte da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro em Boa Vista (RR), discutiu temas importantes para a advocacia e sociedade e contou com as presenças do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, do diretor tesoureiro do Conselho Federal, Antônio Oneildo Ferreira, e do coordenador nacional do Colégio de Presidentes, Homero Mafra, e os demais presidentes das Seccionais da região norte. O presidente da Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, também participou.

Durante dois dias, os advogados debateram a situação atual do sistema penitenciário brasileiro, a conscientização da sociedade da necessidade do investimento na segurança pública, a fortificação das Seccionais do Brasil, um melhor diálogo com a imprensa e com a Assembleia Legislativa, o estabelecimento de um painel de incentivo às boas práticas e a participação da classe na Conferência Nacional da Advocacia, que acontece em novembro, em São Paulo.

Ao fazer a abertura do evento, o presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, enfatizou a importância da realização do Colégio de Presidentes, e que a reunião é um ganho para as unidades da OAB de todos os estados, por conta do fortalecimento das Seccionais.

“Encontros regionais como esse são importantíssimos porque nós conseguimos conhecer as dificuldades de toda uma região e que se ganha efetivamente em termos de gestão por que as diversas Seccionais da região apontam as suas dificuldades e se conhecem, sabendo o que precisa fazer no âmbito da região. Na medida em que todas as Seccionais trabalham os temas de forma conjunta, elas conseguem efetivamente o melhor resultado e por via de consequência isso traz para a OAB também um ganho bastante significativo”, complementou o presidente Claudio Lamachia.

Ao cumprimentar os visitantes, o presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, agradeceu o voto de confiança que foi dado à Seccional roraimense para a realização do Colégio em Boa Vista. E destacou que os temas discutidos no colegiado são importantes para o fortalecimento da advocacia e da cidadania.

“Todas as nossas ações, nosso trabalho, têm demonstrado a preocupação da advocacia com problemas de interesse não só da classe, como da sociedade. Nós visitamos uma unidade prisional, não só para apontar e denunciar problemas, mas principalmente, apontar soluções e cobrar que as ações necessárias para essa crise sejam realizadas de forma efetiva. Portanto, a OAB tem sido proativa na busca de soluções aos problemas que atingem toda a sociedade e a advocacia”, destacou.

O presidente da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante, ressalta que o encontro é uma oportunidade de cada Seccional apresentar os seus projetos, além de discutir temas específicos às suas peculiaridades.

“Esses encontros são extremamente importantes para toda a advocacia. Através deles, temos a oportunidade de estreitar os laços e falar de nossas realidades, das problemáticas que enfrentamos no dia a dia, e debatermos soluções que contribuam para sanar ou minimizar os problemas. Foi uma reunião muito proveitosa, trocamos muitas ideias, que, com toda certeza, irão nos ajudar na condução dos trabalhos. Agradeço toda a receptividade da OAB Roraima, e parabenizo pelo ótimo evento realizado”, destaca Andrey Cavalcante.

O presidente Cláudio Lamachia encerrou o evento e convocou a advocacia para estar, cada vez mais, unida e coesa para enfrentar os desafios que terá pela frente. “A OAB tem sido chamada como nunca a participar de grandes debates nacionais em um momento em que enfrentamos uma crise ética e moral, sem precedentes, neste país. E este é o papel da OAB porque temos como missão verbalizar o que pensa a sociedade brasileira porque nós somos, sim, a voz do cidadão brasileiro”, ressaltou.

Visita à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC)
Na manhã da quinta-feira (2), foi realizada uma visita à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na qual o presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, e uma comitiva composta pelos presidentes de Seccionais puderam constatar a situação que se encontra o sistema prisional roraimense. A ação foi acompanhada por membros da Força Tática da Polícia Militar de Roraima (PMRR). No local, os representantes das Seccionais e do Conselho Federal debateram sobre a rotina do presídio e as novas medidas que vão ser implantadas.

Para o presidente Lamachia, de nada adianta que se faça apenas críticas ao sistema prisional, sendo importante também apontar soluções. “A OAB tem acompanhado todos esses casos e é isso que ela faz, aponta medidas. A primeira delas é separar os presos os de crimes menores dos de maior gravidade. Outra é reduzir os tamanhos das casas prisionais. Por exemplo, pegar um presídio grande e dividir em dois ou três e enfraquecer as facções”, refletiu.

O secretário estadual de Segurança e Cidadania de Roraima, Uziel Castro, também avaliou a importância da visita da comitiva à Pamc. “A OAB Roraima e a OAB Nacional são parceiras do Governo do Estado de Roraima. Graças a essa ação judicial da Ordem, em que foi permitido o desbloqueio de recursos, podemos fazer algumas obras. A OAB merece todo o crédito por essa atitude. Estamos satisfeitos e achamos que só tende a melhorar essa parceria daqui para frente”, afirmou.

Com informações da OAB Roraima