Campanha por honorários dignos é lançada em Pernambuco

Página Inicial / Campanha por honorários dignos é lançada em Pernambuco

Recife – Evento promovido pela Seccional da OAB de Pernambuco nesta segunda-feira (8) marcou o lançamento, no Estado, da campanha contra o aviltamento dos honorários advocatícios promovida pelo Conselho Federal da OAB. O vice-presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, fez palestra sobre o direito do advogado à remuneração digna e os honorários de sucumbência durante o evento.

Conforme destacou Lamachia, os honorários representam o trabalho do advogado, sem o qual todo o arcabouço da Justiça estaria prejudicado. Defendê-los, portanto, constitui um imperativo para todos os advogados. “O advogado, através de sua capacidade postulatória, é o verdadeiro defensor das liberdades, da honra, do patrimônio, da dignidade, e, muitas vezes, da própria vida, razão pela qual deve ser valorizado e fortalecido em sua atuação profissional”, disse.

Para o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, a campanha atende um dos anseios mais elementares da classe. “Agora vamos intensificar a luta junto aos advogados por remunerações mais condignas”, disse. “Temos a convicção de que toda conquista do advogado é uma conquista da sociedade”. Já o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Leonardo Accioly, destacou que a campanha simboliza o retorno da OAB à defesa das causas importantes. “É uma forma de preservar a dignidade da profissão”, comentou, lembrando que a campanha contra o aviltamento dos honorários nasceu em Pernambuco, em 2011.

Como debatedores do tema, participaram o desembargador Eduardo Sertório, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), e a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Além de Lamachia e do presidente Henrique Reynaldo Alves, integraram a mesa a vice-presidente Adriana Rocha Coutinho, os conselheiros federais Leonardo Accioly, Henrique Mariano e Luiz Otávio Monteiro Pedrosa, presidente da Comissão de Honorários de Sucumbência da OAB-PE.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa da OAB-PE