Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Apagões: OAB/RO reforça pedido à Justiça Federal sobre melhoria da rede de energia elétrica

Página Inicial / Apagões: OAB/RO reforça pedido à Justiça Federal sobre melhoria da rede de energia elétrica

Representantes da OAB/RO cobram maior transparência aos consumidores

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu na última terça-feira (26) com a juíza federal substituta da Justiça Federal (JF), Laís Durval Leite, para reforçar a importância da análise dos pedidos liminares na ação civil pública contra a Eletrobrás Distribuição Rondônia sobre a adequação da rede de abastecimento de energia elétrica. Durante a reunião, foi exposta a grave problemática atual enfrentada pela sociedade, com a alta frequência de quedas e apagões.

No encontro, estiveram presentes a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da entidade, Gabriel Tomasete, o procurador jurídico da Ordem, Moacyr Pontes Netto e o defensor público-geral em exercício, Hans Lucas Immich.

Conforme explicaram os representantes da OAB/RO, os apagões, quedas e oscilações de energia ocorrem cada vez mais no estado, havendo graves falhas na prestação de um serviço que deveria ser ininterrupto, além de faltar transparência e de boa-fé com os consumidores do estado, pois as causas dos apagões nunca são expostas com clareza, nem são anunciadas melhorias.

“Pedimos maior transparência aos consumidores, devendo a Eletrobrás informar, posteriormente às quedas, as suas reais razões e quais foram os serviços realizados com o fim de evitar novos problemas”, explicou Maracélia Oliveria na reunião.

Segundo Tomasete, o fornecimento de energia é um serviço público essencial e, por isso, deve ser contínuo, sem interrupções injustificadas. “É inaceitável que a população de Rondônia continue sofrendo com quedas e até mesmo apagões, quando pagamos por uma energia caríssima e temos usinas na nossa cidade”, salienta o presidente da CDDC, lembrando que a Ordem tem a missão de defender a coletividade e que, desde 2015, tem atuado judicialmente em busca de soluções.

“Fornecimento de energia é um serviço público essencial e deve ser contínuo”, disse o presidente da CDDC, Gabriel Tomasete

Justiça – Falta de resposta da Eletrobrás
Os pedidos liminares foram reiterados durante reunião com a juíza Federal, em agosto, da qual participaram Maracélia Oliveira, Gabriel Tomasete, a procuradora da República, Gisele Bleggi Cunha e o subdefensor público-geral, Hans Lucas Immich. Naquela ocasião, por cautela, a juíza determinou a intimação da Eletrobrás para manifestação, mas a concessionária de energia sequer respondeu.

“A falta de cooperação da Eletrobrás não é de hoje, até porque no ano passado o processo já havia sido suspenso por 120 dias com a promessa de melhorias. O que temos visto é um verdadeiro retrocesso e desrespeito ao consumidor rondoniense”, disse Tomasete.

As instituições explicaram que todas as providências foram tomadas em prol dos consumidores, restando agora aguardar o posicionamento do Poder Judiciário.

Danos
As instituições levaram aos autos uma série de documentos que demonstram os prejuízos aos consumidores, comércio e indústrias, que são provocados não só pelos atuais apagões como também por frequentes quedas e oscilações que danificam os aparelhos eletrônicos, além de outros transtornos.

Na ocasião, a Defensoria Pública informou que atende diariamente dezenas de consumidores, sendo a população de baixa renda muito prejudicada com a queima de eletrodomésticos essenciais, como geladeiras, por exemplo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone