Página Inicial / Andrey Cavalcante representa presidente nacional da OAB na homenagem aos 64 anos da AMB

Andrey Cavalcante ao lado do presidente da Ameron, Francisco Borges

Aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados em Brasília, sessão solene em homenagem aos 64 anos de fundação da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).  No evento, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi representado pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Cavalcante que está em Brasília tratando de assuntos institucionais da OAB/RO, disse sentir-se honrado de representar a OAB nacional em evento que valorizou a importância da AMB para a consolidação e fortalecimento da Justiça, bem como pela busca constante da melhor prestação jurisdicional.

“A AMB trabalhou pelo desenvolvimento de um Estado brasileiro forte e equilibrado, capaz, por meio do exercício legítimo do poder jurisdicional empunhado pelos magistrados brasileiros, de efetivar as maiores realizações na busca pela justiça”, falou Andrey em seu discurso.

O presidente da OAB Rondônia ainda destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil acompanha e aplaude a AMB em sua trajetória cheia de louros e feita de muito suor e ao final destacou o “profundo laço identitário que une, na essência, instituições como a OAB e a AMB”.

Confira discurso na íntegra:

A comemoração do 64º aniversário da Associação dos Magistrados Brasileiros ocorre em um cenário de imensos desafios que justificam e dignificam sua existência.

Constituída para ser um bastião de defesa e promoção das prerrogativas dos magistrados, a AMB sempre esteve concentrada em auxiliar a construção de um judiciário livre, autônomo e forte.

Trabalhando arduamente para esse fim a AMB trabalhou pelo desenvolvimento de um Estado brasileiro forte e equilibrado, capaz, por meio do exercício legítimo do poder jurisdicional empunhado pelos magistrados brasileiros, de efetivar as maiores realizações na busca pela justiça.

Com o passar dos anos, longos períodos de enfrentamentos acirrados e derrotas parciais foram atravessados. Vitórias e mais vitórias foram alimentando a esperança de uma representação vigorosa que não retrocede e não negocia seus valores constitutivos.

Nos últimos 25 anos todas as instituições brasileiras passaram por ampla reestruturação. Muitas foram, decididamente, reinventadas. A jovem democracia brasileira segue galgando, aos poucos, os degraus da confiança e da solidez. Os magistrados brasileiros avançam, conquistando espaço e respeito, cada vez mais assumindo a dianteira nesse processo de transformação social, país adentro.

Com o furor democrático constituinte, incansável em suas cobranças, o Direito brasileiro também mudou muito, os tribunais se adaptaram e a AMB jamais descansou.

Sua tarefa foi a de fiscalizar e intervir para demonstrar que a satisfação dos desejos de autonomia e desenvolvimento por parte da sociedade depende de uma magistratura independente e inatacável em suas capacidades.

Nesse sentido, a rigor, a AMB jamais pediu para si mesma ou para os seus: batalhou sempre por aqueles que não podem chegar até onde ela consegue. Em suas campanhas, ela defende sempre o universalismo cidadão face ao elitismo excludente que ainda domina o país.

Do Combate ao nepotismo ao esforço por Simplificação da linguagem jurídica, da busca por Reforma Política à campanha Contra a corrupção e a favor da ética na política a AMB sustenta não somente a representação do magistrado brasileiro, como indivíduo atuante na ordem jurídico-política do país, nem apenas a defesa do Tribunal, como corporação integrante, mas também se coloca à frente dos anseios populares por mais igualdade, decência política e harmonia social.

A Ordem dos Advogados do Brasil acompanha e aplaude a AMB nessa trajetória cheia de louros e feita de muito suor.

Muitos ainda se equivocam ao considerar que o Brasil é uma democracia finda, acabada, uma espécie de sonho realizado.

Ainda há os que, aos moldes de Napoleão, julgam que um longo esforço de mudança possa ser declarado findo em seus princípios, quando ainda bradam às portas robustas dos palácios multidões de cidadãos enfurecidos, dispostos a enfrentar a desigualdade, ansiosos por encontrar os sonhos distantes da lei realizados em suas casas, escolas, creches, ruas escurecidas, empregos segregados…

Somente associações independentes, cuja existência seja marcada pelo combate impertinente em defesa da justiça podem compreender a natureza urgente desse apelo, podem se apresentar como intérpretes qualificados de uma sociedade múltipla, heterogênea e cansada de tanto esperar.

Esse é o profundo laço identitário que une, na essência, instituições como a OAB e a AMB; e é em nome dessa união que saudamos a todos os magistrados brasileiros pela grande organização que aqui lhes representa. Parabéns! Obrigado!