Acolhimento reúne Jovem Advocacia em palestras sobre o Sistema OAB

Página Inicial / Acolhimento reúne Jovem Advocacia em palestras sobre o Sistema OAB

Jovens advogados da OAB Rondônia participaram na tarde desta terça-feira (22) de evento de acolhimento, com palestras sobre o Sistema OAB e seus direitos na profissão. O encontro, que aconteceu através da plataforma virtual Zoom, reuniu representantes da Ordem para integrar os novos credenciados e falar sobre diversos aspectos que envolvem a vida prática da profissão.

Elton Assis, presidente da Seccional, fez a abertura e explicou sobre a importância do Jovem Advogado na instituição. ”A OAB Rondônia tem uma preocupação com os desafios que a jovem advocacia precisa enfrentar no início de carreira. Temos uma característica muito forte no estímulo e participação da jovem advocacia dentro da estrutura da OAB. E aproveito para reconhecer a atuação da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado, que tem um trabalho precursor aqui na seccional”.

Felippe Pestana, presidente da Comissão de Tecnologia, ministrou a palestra “Advocacia Digital” e descreveu que o objetivo do tema foi inseri-los na realidade vivenciada nos órgãos judiciários em que irão atuar, falando sobre o Processo Eletrônico. “Além disso, aproveitamos a oportunidade para falar do futuro da nossa profissão em relação aos avanços tecnológicos, com dicas e experiências de forma que possam, dentre das suas realidades, se prepararem tecnologicamente para advogar”.

Para o secretário-geral, Márcio Nogueira, o acolhimento exerce um importante papel no início de carreira. “A principal missão da OAB é empoderar a advocacia e é neste encontro que damos os primeiros passos”.

Danilo Henrique, presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), destacou que o momento é propício para fazer uma advocacia em outras modalidades. “O desafio da jovem advocacia é trazer mais tecnologia para o seu dia a dia e ampliar o horizonte de conhecimentos nesse ambiente virtual. Percebemos que essa é a oportunidade de termos escritórios mais baratos, pois encurtou-se o contato com os fóruns, audiências e clientes. Também quero convidar todos a participarem da Comissão da Jovem Advocacia porque assim conseguimos ter um network e uma advocacia atualizada e unida”.

“A CAARO caminha de forma irmanada à OAB Rondônia promovendo o acolhimento aos futuros profissionais ainda na sua fase de formação acadêmica. Já nesse período, além de poder frequentar o Espaço CAARO, eles participam de treinamentos e palestras sendo estimulados e auxiliados a seguir a advocacia com ética, visando que o jovem advogado tenha um pouco mais de segurança no exercício de suas atividades”, detalhou Juscelino Amaral, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (CAARO).

Karoline Monteiro, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), falou aos jovens advogados sobre “Advocacia como Missão de Vida”. Para ela, cabe uma reflexão sobre o tema de se perguntar como que, por meio dessa missão, o advogado pode contribuir para um objetivo maior, seja ele pessoal ou social. “Aliar advocacia e missão de vida faz a profissão ter mais sentido. Um profissional com propósito é muito mais realizado e feliz”.

Kareline Staut, secretária-geral da Comissão de Direito Imobiliário, Urbanístico e Notarial, que fechou as palestras, descreveu o objetivo atual do Direito como algo para se criar um Sistema Legal melhor, “para que as pessoas possam usar para proteger seus direitos, resolver seus problemas e melhorar suas comunidades. Um inovador projeto jurídico está surgindo no Brasil com as figuras do Legal Design e uma de suas vertentes, o Visual Law”.

Também participaram da reunião o conselheiro federal Alex Sarkis; o vice-presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), Alex Melo; e a vice-presidente da Subseção de Cacoal e 1ª vice-presidente da CMA, Glória Chris Gordon.