Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Corte Especial do STJ deve julgar regras para contagem de prazos processuais

Página Inicial / Corte Especial do STJ deve julgar regras para contagem de prazos processuais

A Corte Especial do STJ se reúne nesta quarta-feira, 5, às 14h. Processos em pauta hoje discutem a contagem de prazos processuais. Os 15 ministros mais antigos do Tribunal devem resolver divergências entre Turmas relativas aos temas abaixo.

Edital de concurso
Nos embargos de divergência em recurso especial 1.124.254, a Corte deve resolver o conflito de entendimento de Turmas do STJ sobre o prazo para contestar edital de concurso. Conforme os embargantes, para a 2ª e 5ª turmas, o prazo decadencial do mandado de segurança contra previsão de edital de concurso é contado a partir da efetivação do ato prejudicial ao candidato. Porém, a 6ª turma aplicou, no caso analisado, a contagem do prazo de 120 dias a partir da publicação do edital.

Segunda de Carnaval
Também em embargos de divergência (EREsp 1.214.133), a Corte deve apreciar a aplicação da lei 5.010/66 em processo que tramitou na Justiça estadual.

Na decisão confrontada, a 3ª turma entendeu que o feriado de segunda-feira de Carnaval é previsto nessa lei, não precisando ser comprovada sua ocorrência para fins de recurso especial. Para o embargante, esse entendimento diverge da jurisprudência da 2ª e 5ª turmas do STJ. Conforme esses colegiados, a lei não seria aplicável na hipótese de processos em trâmite na Justiça estadual.

Espaço do Advogado
Os processos listados constam na pauta de julgamentos publicada. A dinâmica das sessões é variável, não havendo garantia de que esses processos sejam julgados. Além disso, outros casos, já pautados anteriormente ou cujo julgamento não exija esse procedimento, podem ser julgados.

Fonte da Notícia: Migalhas

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Josué Henrique RESPONSÁVEL responsável

69 69 -3217 telefone
Jane Paulino responsável

Paula Belletti responsável

Kea Alexia responsável

Manoel Bentes responsável

69 69 8-484- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
ANA FLÁVIA,PRISCILA FIAMA responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
PRISCILA FELIPE responsável

Dra. Raianne Fortes ,Dra. Saiera Silva responsáveis

69 69 3-217- telefone
JUCIELMA PALHETA responsável

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2110 telefone
PAULA BELLETTI responsável

69 69 3-217- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
Maike,Daniel,David responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia responsável

69 3217-2123 telefone