
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Márcio Nogueira, participou da abertura oficial da inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A fiscalização ocorre entre os dias 4 e 6 de fevereiro e tem como objetivo avaliar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais da Corte.

A inspeção foi determinada pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, por meio da Portaria nº 60/2025, e integra o programa nacional de fiscalização do CNJ, que busca assegurar a eficiência, a transparência e a regularidade dos serviços prestados pelo Judiciário e pelas serventias extrajudiciais.
O presidente da Seccional destacou a importância do momento para o fortalecimento das instituições e para a atuação da advocacia.
“A presença da OAB Rondônia desde a abertura dessa inspeção é essencial para garantir que a advocacia seja ouvida e respeitada. Esse é um espaço de diálogo institucional, é a responsabilidade compartilhada que contribui para uma Justiça mais eficiente e próxima da sociedade”, afirmou.
A equipe da Corregedoria Nacional terá acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do TJRO e poderá atender membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB e o público em geral. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório com constatações, boas práticas e possíveis recomendações de aprimoramento.
A OAB Rondônia segue acompanhando os desdobramentos da inspeção e reforça seu compromisso institucional com a advocacia, o Judiciário e a sociedade rondoniense.