Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Semana do Estagiário – História de Juarez Januario Martins emociona por superação e foco nos estudos

Página Inicial / Semana do Estagiário – História de Juarez Januario Martins emociona por superação e foco nos estudos

A OAB RO celebra a determinação de quem encara obstáculos e constrói futuro na advocacia

Nesta semana do estagiário, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) apresenta a história de Juarez Januario Martins, nomeado estagiário da instituição. A cerimônia em que Juarez foi designado para o cargo, outros 35 profissionais receberam suas credenciais, passando a atuar oficialmente na defesa das prerrogativas da classe.

Natural de Ariquemes (RO), Juarez nasceu dia 27 de maio de 2000. O jovem, de apenas 25 anos, sempre soube qual caminho desejava trilhar. Cresceu em um sítio, junto com seu pai José Januário Martins e sua mãe Regina Pereira Santos, além dos seus 8 irmãos. Durante a infância, enfrentou inúmeros desafios para ter acesso à educação, entre eles a necessidade de percorrer, diariamente, mais de três quilômetros até a escola mais próxima. Apesar das dificuldades, ele se recorda de ter sido uma criança alegre e determinada.

Desde pequeno colaborava com tarefas manuais e ajudava a mãe nos afazeres domésticos. Aos 8 anos, começou a trabalhar definitivamente, dessa vez na roça. Mesmo com pouca idade, Juarez já tinha responsabilidades semelhantes às de um adulto. Aos 10 anos, Juarez enfrentou uma grande perda, a de seu pai, que afetou não só ele, mas toda a família.

 

Mesmo diante das adversidades, Juarez manteve o compromisso com os estudos e com a família. Sempre foi um aluno dedicado nas escolas públicas em que estudou, demonstrando desempenho superior ao da maioria de seus colegas. Essa dedicação chamou a atenção da professora Keine, que o incentivou a realizar uma avaliação para avançar de série.

“Quando estava na terceira série, a professora Keine me indicou para fazer prova de reclassificação para mudar de série, porque eu terminava as atividades que ela passava e ficava andando em sala”, afirma Juarez.

Durante a adolescência, Juarez passou a admirar a área do Direito, com influência direta de seus irmãos. Julio Januário Santos Martins se tornou policial, já Jurandir Januário dos Santos estudava Direito, e se tornou advogado após passar no Exame da Ordem e conquistar a credencial. Foi então que decidiu se dedicar apenas a essa área.

“Meu amor pela advocacia iniciou na adolescência por influência de meus irmãos, um polícia e outro estudante de Direito na época. Eu lia a Constituição de 1988 na biblioteca da Dona Helena, na Escola Vinícius de Moraes, e minha família sempre me apoiou, principalmente minha mãe, até os dias atuais”, diz Juarez.

Após concluir seu ensino médio, Juarez realizou o ENEM e conseguiu ingressar em uma faculdade através do FIES. Até os dias atuais, Juarez enfrenta dificuldades por conta da distância entre sua casa até a faculdade, e faz um percurso de quase 60 km, apenas na ida. Apesar disso, sua irmã Maria José Januário Santos também decidiu ingressar na área, e hoje, os irmãos estudam juntos.

“É difícil, pois ando 23 km até a cidade mais próxima (Alto Paraíso) e depois vou no ônibus de universitários até a cidade de Ariquemes onde faço o curso. Estou a 5 anos nessa correria”, completa Juarez.

Nesta semana do Estagiário, a OAB Rondônia homenageia não apenas Juarez, mas todos os jovens que iniciam sua jornada profissional. Histórias como a dele revelam que, apesar das dificuldades, a dedicação e o esforço podem transformar realidades. A instituição reforça que o futuro da advocacia se constrói com coragem, perseverança e compromisso com a justiça.

Texto: Geovanna Santos
Estagiária OAB Rondônia

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone