OAB/RO recebe o projeto “Corregedoria Itinerante” para correições no TED

Página Inicial / OAB/RO recebe o projeto “Corregedoria Itinerante” para correições no TED

Ouça a versão em áudio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) recebeu, nesta quarta-feira (25), o projeto “Corregedoria Itinerante”. A iniciativa da Corregedoria-Geral do Conselho Federal da OAB visa conhecer o trabalho desempenhado pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional, bem como esclarecer à advocacia sobre as atualizações do novo Código de Ética e Disciplina.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, comenta que a visita foi de extrema relevância porque a Corregedoria Nacional exerce um papel fundamental a nível de todas as seccionais do Brasil, trazendo as experiências de outras OAB’s para Rondônia e levando nossas experiências para as outras Seccionais. “Isso tudo nos ajuda para que possamos cumprir a disciplina da advocacia, esse pilar essencial para a classe”.

O corregedor adjunto da OAB Nacional, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, conta que a OAB Nacional está em uma campanha de padronização ético-disciplinar da advocacia nacional. “A iniciativa é dividida por regiões para que possamos maximizar os trabalhos da Corregedoria Nacional e passará por todas as Seccionais, dando mostras à sociedade que a advocacia é uma advocacia ética e proba”.

O presidente do TED, José Bernardes Passos Filho, afirma que a correição do CFOAB é importante para manter o trabalho do Tribunal em dia, promover a transparência e facilitar a continuidade, além de propiciar a interação e sintonia em todo o sistema OAB. “O resultado foi positivo e mostrou que estamos no caminho certo”.

A corregedora da OAB/RO, Aline Corrêa, lembra que recentemente a corregedoria da Seccional realizou uma correição no TED e constatou, entre outras coisas, que os processos ético-disciplinares mais comuns no Estado são por inadimplência e locupletamento. “Junto com o TED e a Ouvidoria, a Corregedoria tem feito um trabalho no sentido de conscientizar a advocacia da importância de cumprir o Código de Ética”.

O corregedor adjunto da Seccional, Raimisson Miranda, agradeceu a Corregedoria Nacional pela troca de experiências e registrou a felicidade de reafirmar que o TED tem seguido diretrizes e planos estratégicos para julgamentos, inclusive à frente de inúmeros outros tribunais pelo Brasil.

Mateus Brasil responsável

Ana Cristina, Amabile Casarin,Sarah Silva,Taciana Guzman, responsável