OAB/RO habilita novos advogados durante cerimônia em Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO habilita novos advogados durante cerimônia em Porto Velho

78 novos advogados e 3 estagiários foram credenciados

Na manhã desta segunda-feira (30), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO),credenciou 78 novos advogados e três estagiários. A solenidade lotou o auditório da Seccional com parentes e amigos dos novos profissionais, que fizeram questão de prestigiar esse momento ímpar na carreira dos recém-credenciados a exercer a advocacia.

Ao saudar os novos advogados, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, parabenizou a todos pela aprovação no Exame de Ordem, e destacou que os novos profissionais terão o papel social de defender o Estado Democrático de Direito, a democracia, a cidadania, a tradição dos direitos humanos e a dignidade, ressaltando que a advocacia não é apenas um ofício ou meio de vida, é, sobretudo, um ideal de liberdade e justiça.

“Inicialmente parabenizo a todos pela aprovação no Exame de Ordem, que cumpre sua finalidade de selecionar os mais habilitados ao exercício da profissão. Não temam as mudanças e, principalmente, não temam promovê-las. Respeitem o Estatuto, sejam vigilantes às tentativas de diminuírem a justiça e a democracia e sempre estejam prontos a defender as prerrogativas da advocacia, com a serenidade e a firmeza daqueles que encontram seus atos alicerçados no direito e fundamentados na Justiça”.

Em seguida, Andrey Cavalcante, acompanhado do secretário-geral da Seccional, Michel Barros, do diretor tesoureiro Fernando Maia, da conselheira estadual Juliane Muniz, do secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Vítor Noé, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Francisco José Pinheiro Cruz, fez a entrega solene das credenciais a cada um dos novos advogados e estagiários, inscritos na OAB/RO.

Falando em nome de todos os demais que receberam a credencial, a nova advogada Helouíse Caroline Cruz Magalhães destacou o esforço e dedicação nos estudos e o apoio incondicional da família, para que todos pudessem alcançar este objetivo, receber a credencial da OAB.

De forma bastante enfática, Helouíse Caroline Cruz Magalhães lembrou aos novos colegas que a partir daquele momento, eles assumiam um papel importante na sociedade, por se tornaram essenciais à administração da justiça, e que todos têm o de honrar a profissão, trabalhar com afinco, responsabilidade e principalmente com ética, para poderem engrandecer e fortalecer mais ainda a advocacia.

Finalizando a sessão, o presidente da comissão OAB Jovem, Felipe Gurjão, saudou os novos profissionais, desejou boa sorte na nova caminhada lembrando da importância da ética profissional. Ele também contou um pouco de sua experiência como advogado, destacando que a advocacia é uma das profissões mais apaixonantes e convidou os novos advogados a conhecer e participar das reuniões da Comissão OAB Jovem, se aproximarem da entidade e ajudarem a promover melhorias para garantir o pleno exercício da profissão com mais segurança e dignidade.

Sessão de Acolhimento
Pela manhã, os novos advogados foram recepcionados pela Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), com palestra sobre as prerrogativas profissionais, ministrada pelos membros do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO (TDP), Alexandre Batista e Gustavo Menacho.

A presidente da Caja, Juliane Muniz, salientou aos novos advogados a importância da sessão de acolhimento, que antecede a entrega das credenciais: “com essa recepção, o advogado passa a conhecer  melhor seus direitos e os caminhos que pode buscar sempre que tiver violada suas prerrogativas. O encontro também tem o objetivo de apresentar o sistema OAB e abrir as portas para que os novos advogados possam se sentir à vontade para se juntar a nós e ajudar a fortalecer as propostas e nossas ações em favor da sociedade e da advocacia”.

Visitas aos órgãos do Judiciário
Como forma de melhor familiarizar os novos integrantes da advocacia à nova rotina de trabalho, na tarde desta segunda-feira (30), a Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja) preparou uma extensa programação de visitas às unidades judiciais de Porto Velho.

Serão visitados a Justiça do Trabalho e “Escritório Corporativo da OAB”, a Justiça Federal, o Fórum Criminal, o Fórum Cível, o Tribunal de Justiça de Rondônia, por fim, a Sede da OAB/RO, com breve apresentação da estrutura da Sede e CAARO, onde será feito sorteio de livros.

Confira galeria de imagens

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO