Página Inicial / Feito inédito: OAB/RO inaugura primeira sala de apoio do país no Tribunal de Contas

Inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (10).

Cumprindo seu objetivo de proporcionar maior comodidade aos profissionais da advocacia, disponibilizando tecnologia de ponta em um ambiente humanizado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), realizou mais um feito inédito no Brasil e instalou na Corte de Contas, na manhã desta sexta-feira (10), mais uma moderna sala para uso exclusivo dos advogados e advogadas rondonienses.

A sala inaugurada em Porto Velho está instalada no terceiro andar do TCE, e segue o padrão mobiliário das demais já inauguradas em todo o estado, com design moderno, ambiente humanizado, dotada de equipamentos tecnológicos de ponta, com vistas a garantir a inclusão digital dos profissionais e celeridade em suas demandas judiciais eletrônicas.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, agradeceu ao presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, pela parceria e sensibilidade em destinar esse espaço para a advocacia. “Hoje, registramos aqui mais um feito histórico: entregamos à advocacia a primeira sala de apoio da OAB no âmbito do Tribunal de Contas. Este ambiente, especialmente preparado para os advogados e advogadas do estado, é resultado do relacionamento harmonioso entre a Ordem e a Corte de Contas. Agora, nossos aguerridos profissionais poderão contar com mais esse espaço moderno, humanizado, completamente estruturado para recebê-los”.

Para o ouvidor nacional da OAB e conselheiro federal por Rondônia, Elton Assis, a instalação da sala dignifica e valoriza o trabalho da classe. “É uma imensa alegria e satisfação participar deste momento e entregar aos profissionais da advocacia elementos e estrutura para que possam exercer sua função com dignidade, em um espaço moderno e adequado à altura da advocacia. É um grande orgulho participar deste grupo e, hoje, poder proporcionar este momento histórico para a advocacia rondoniense”.

O presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, destacou a importância de poder contribuir para a valorização da advocacia. “Iniciei minha carreira na advocacia, então é muito importante para mim, contribuir com mais esse benefício à advocacia do estado. Muito me constrangia o fato de não haver uma estrutura adequada aqui no TCE para os advogados, e agora, podem contar com esse ambiente moderno e compatível ao pleno exercício dos seus trabalhos. Esta sala foi estrategicamente pensada para ser instalada aqui, ao lado dos departamentos, do Pleno, das Câmaras, inclusive, do nosso Conselho Superior, para que os advogados e advogadas tivessem mais acesso e contato com o Tribunal”.

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), Yvonete Fontinelle de Melo, elogiou a parceria das instituições para a instalação da sala de apoio no Tribunal. “É muito importante ter um local para que os advogados possam desempenhar o seu papel adequadamente, e com este moderno ambiente, agora será possível realizar tarefas que antes só poderiam ser feitas se os profissionais retornassem aos seus escritórios, como interpor um recurso no sistema eletrônico. Então, parabenizo a OAB e o TCE por disponibilizarem este espaço, uma grande conquista para a advocacia”.

Representando o Poder Judiciário de Rondônia, o desembargador Raduan Miguel, destacou a emoção em participar da inauguração e enalteceu o trabalho da OAB. “Estou muito contente, orgulhoso e envaidecido por estar hoje participando de mais um momento da história da OAB Rondônia, a instalação da primeira sala de apoio em uma Corte de Contas, uma conquista muito importante, e uma demonstração da credibilidade da Ordem dos Advogados para a nação brasileira, pois a Ordem tem estado presente em momentos ímpares da nossa história. Parabéns à OAB e aos advogados!”.

Também prestigiaram o evento o conselheiro federal por Rondônia e corregedor nacional adjunto do Conselho Federal, Elton Fülber; o diretor tesoureiro Fernando Maia, o advogado Pedro Origa, o corregedor-geral do TCE-RO, Paulo Curi Neto, a juíza auxiliar da presidência do TJ-RO, Silvana Maria de Freitas; vários advogados, procuradores e servidores do MP de Contas, e servidores do Tribunal de Contas do Estado.