Encontro Regional de Jovens Advogados inicia com grande público

Página Inicial / Encontro Regional de Jovens Advogados inicia com grande público

Presidente da OAB/RO Andrey Cavalcante durante discurso, que abriu oficialmente o Encontro

Na noite desta quinta-feira (18), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) realizou, a cerimônia de abertura do II Encontro Regional da Jovem Advocacia (ERJA-Norte). Com o temário “A jovem advocacia em um novo tempo”, a solenidade contou com a participação de vários advogados iniciantes na carreira e também de profissionais já militantes e renomados em todo o estado.

O Encontro promovido pela Comissão dos Jovens Advogados da OAB/RO e pela Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), conta com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) e objetiva a integração entre os jovens advogados e estudantes de direito, proporcionando informações sobre questões institucionais permanentes da OAB, possibilitando ao jovem advogado o acesso ao entendimento sobre diferentes experiências, inclusive com o desenvolvimento da prática forense, amenizando assim as dificuldades de início de carreira.

Em seu discurso, que abriu oficialmente o Encontro, o presidente da OAB/RO Andrey Cavalcante reiterou o compromisso da OAB na defesa do aprimoramento institucional do país, pontuou a necessidade de uma reforma eleitoral com permanente combate à corrupção, realizando eleições limpas pautadas nos princípios éticos e morais e parabenizou o presidente da comissão do Jovem Advogado (OAB Jovem), Felipe Gurjão, pela promoção do evento.

“É tarefa que assumimos com satisfação: disponibilizar para os jovens advogados informações e conhecimentos indispensáveis à administração de seu exercício profissional. Por isso estão inseridas na temática desta II edição do Encontro, além da prática forense, questões relacionadas à gestão do escritório, atendimento ao cliente e tributação, com destaque para o Supersimples, uma conquista que estará disponível já a partir de janeiro de 2015”, enfatiza Andrey Cavalcante.

Ao saudar a todos os presentes, o presidente da comissão OAB Jovem, Felipe Gurjão, ressaltou a união de esforços da Seccional para a realização do evento e fez o lançamento do Manual do Jovem Advogado. “Este é um momento de muita alegria por sediarmos um encontro dessa magnitude. Com muito trabalho, dedicação, não medimos esforços para organizar e realizar da melhor forma este evento. Dentre todos os trabalhos realizados por esta comissão, aproveitamos este dia especial para lançar o Manual do Jovem Advogado, a materialização da união do jovem advogado desta Seccional, e que em muito contribuirá aos colegas em início de carreira”.

Presidente da OAB Jovem, Felipe Gurjão, fez o lançamento do Manual do Jovem Advogado

O Manual do Jovem Advogado – Noções Para Iniciar no Mercado de Trabalho é uma cartilha confeccionada pela OAB/RO por meio da comissão OAB Jovem, com o apoio da ESA/RO, do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Seccional (TDP/RO), da comissão de Fiscalização do Exercício Profissional e do Programa Nacional de Modernização da Advocacia (Promad), dedicada aos advogados em início de carreira inscritos nesta Seccional, com orientações e dicas sobre os primeiros passos no exercício profissional e inserção no mercado de trabalho.

Durante o evento o presidente Seccional Andrey Cavalcante e o presidente da OAB Jovem Felipe Gurjão, fizeram a entrega de exemplares do Manual a cada um dos presentes no evento.

Após os discursos, tiveram início as palestras. O primeiro a ministrar foi o secretário-geral da OAB/RO, Michel Fernandes Barros com o tema “OAB Estrutura Institucional e Política”, seguido do presidente da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronatra), Vítor Noé. Fechando a primeira noite do II ERJA-Norte, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP abordou o tema “Gestão de Escritório para o Jovem Advogado”. Ao fim de cada palestra foram entregues placas de agradecimento aos palestrantes pela participação no evento.

Participaram também da solenidade de abertura do II ERJA-norte diretores da OAB/RO, ESA/RO e CAARO, os conselheiros federais da OAB/RO Elton Assis e Elton Fülber, o membro honorário vitalício da OAB/RO Pedro Origa Neto, o procurador nacional adjunto da Procuradoria Nacional de Prerrogativas Raul Fonseca, a presidente do TDP/RO, Maracélia Oliveira, o advogado Lerí Silva representando o Governador Confúcio Moura, o procurador geral do município de Porto Velho, Carlos Dobbis, representando o prefeito Mauro Nazif, membros das diversas comissões da OAB/RO, vários advogados, estagiários e acadêmicos do curso de Direito.

O II Encontro Regional da Jovem Advocacia continua nesta sexta-feira (19). Para participar basta se inscrever pelo site da OAB/RO ou clique aqui. As inscrições são solidárias – 01 kg de alimento não perecível –, mais informações pelo telefone (69) 3217-4213.

Confira a programação desta sexta-feira (19):
18h – Credenciamento
19h – “Violações Tecnológicas de Prerrogativas”
Palestrante: Felippe Roberto Pestana – Membro da Comissão de Acesso a Justiça e Tecnologia da OAB/RO
19h45 – “Marketing Profissional x Infrações Éticas”
Palestrante: José Vitor Costa Júnior – Presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RO
20h15 – “Como atender Sua Excelência: o Cliente”
Palestrante: Juliano Costa Couto – Secretário-Geral Adjunto da OAB/DF
21h15 – “Tributação na Advocacia”
Palestrante: Edson Antônio Sousa Pinto – Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RO
22h – Encerramento

Confira aqui galeria de fotos do primeiro dia do evento.