Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Conselho Federal aprova ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra aumento de custas judiciais

Página Inicial / Conselho Federal aprova ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra aumento de custas judiciais

Elton Assis, conselheiro federal por Rondônia

Elton Assis, conselheiro federal por Rondônia

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou o ajuizamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra leis estaduais que aumentam as custas judiciais, entre elas, a de Rondônia aprovada no último dia 23 de agosto pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e já sancionada.

“Levamos a matéria para o Conselho Federal assim que tomamos conhecimento do Projeto de Lei 455 de 2016, que foi enviado ao Legislativo pelo Judiciário sem qualquer diálogo com a OAB. Como nossos alertas dos graves prejuízos à população não foram ouvidos, infelizmente, agora a via será o ajuizamento de ADI”, disse o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Em reunião plenária nessa terça-feira (30), o conselheiro federal por Rondônia Elton Assis relatou aos demais integrantes da OAB Nacional a preocupação da Seccional com o reajuste das custas a partir de janeiro de 2017, conforme previsto na legislação sancionada. “A Lei Estadual fere dispositivos constitucionais que preveem o amplo acesso da população à Justiça. Se esses aumentos entrarem mesmo em vigor, o cidadão encontrará dificuldades econômicas e será desestimulado para buscar seus direitos pela via judicial”, comenta, ao ressaltar a necessidade de compatibilizar as inovações do Ordenamento Jurídico Estadual com a Constituição Federal de 1988.

Alertas
Dias antes da votação do PL 455/2016 na ALE, integrantes da OAB Rondônia se reuniram com o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB), para tratar do assunto. Na reunião, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Sansão Saldanha, a Ordem requereu a ponderação necessária em relação às inconstitucionalidades, excessos, falta de razoabilidade e proporcionalidade existentes no projeto. Na oportunidade, também foi entregue ofício com análise formal apontando os problemas da aprovação da proposta.

“Não houve qualquer discussão prévia com a OAB Rondônia, o que muito nos surpreendeu, já que na maioria das vezes o TJ/RO buscou dialogar com a entidade e demais instituições envolvidas na prestação do serviço jurisdicional. Justo nessa matéria, que afeta a ‘todos os cidadãos rondonienses´, se deixa de dialogar com a advocacia e com a sociedade”, alertou Andrey Cavalcante na ocasião.

No encontro, foi informada ainda a tramitação no STF da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4186, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para contestar vários incisos e parágrafos dos artigos 6º e 7º da atual Lei 301 de 1990, do Estado de Rondônia. “Tais dispositivos já haviam instituído um regime de excessivas custas judiciais e em valores percentuais que oneram de forma desproporcional o custo de acesso à Justiça por parte do cidadão rondoniense”, lembrou o presidente da OAB/RO na reunião.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone