Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TED realiza sessão ordinária e julga processos

Página Inicial / TED realiza sessão ordinária e julga processos

Ouça a versão em áudio

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou sessão ordinária na última sexta-feira (6). Na ocasião, as Turmas fizeram o julgamento de 13 processos ético-disciplinares.

Em um dos processos, a 2ª Turma do TED aplicou as sanções de suspensão do exercício profissional por 180 dias e multa no valor correspondente a cinco anuidades a um advogado que cometeu as infrações de locupletamento e deixar de prestar contas (art. 34, incisos XX e XXI do Estatuto da Advocacia e da OAB), e também aos preceitos éticos estabelecidos no art. 2º do Código de Ética e Disciplina da OAB.

No voto, ratificado pela turma à unanimidade, o relator Vinícius Pompeu da Silva Gordon, afirmou que a suspensão por 180 dias deve vigorar até que advogado representado adote as providências no sentido de prestar contas e efetuar o repasse ao cliente, inclusive com correção dos valores. Ainda, devido à reincidência na sanção disciplinar de suspensão por três vezes, a turma entendeu pela abertura do processo de exclusão do advogado nos termos que prevê os art. 68 e 69 do regimento interno do TED e do art. 38, I, II e parágrafo único do Estatuto da Advocacia.

Em outro caso julgado, o TED aplicou a penalidade de censura a três advogados que cometeram infração ético-disciplinar por captação indevida de cliente (art. 34, III e IV da Lei 8.906/94), por meio de divulgação da atividade profissional através do uso de carro de som e da divulgação de atendimentos em grupos comerciais no WhatsApp e Facebook.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, pontua que o TED está em ritmo acelerado para o julgamento dos processos ético-disciplinares, o que está trazendo excelentes resultados para a ética profissional. “O respeito às prerrogativas e o exercício da advocacia com ética e disciplina andam lado a lado e um não pode existir sem o outro”.

O presidente do TED, José Bernardes Passos Filho, afirma que os profissionais devem se atentar às normas contidas no Código de Ética, Estatuto da Advocacia e regulamento geral, em especial, às questões relativas à publicidade e propaganda e ao dever de prestação de contas ao cliente.

Recentemente, o TED decidiu iniciar uma campanha de conscientização e educação, aos advogados inscritos na Seccional Rondônia objetivando evitar abertura de novos processos éticos disciplinares, e por sua vez, reduzir substancialmente as condutas irregulares.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone