Subseção de Ji-Paraná recebe a palestra “Justiça Restaurativa”

Página Inicial / Subseção de Ji-Paraná recebe a palestra “Justiça Restaurativa”

Palestra na Subseção de Ji-Paraná

Os profissionais da advocacia da Subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) receberam, na última terça-feira (19), palestras sobre a Justiça Restaurativa, metodologia incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Protocolo de Cooperação para a Difusão da Justiça Restaurativa, firmado com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para a solução de conflitos entre vítimas e ofensores.

A primeira palestra da noite foi ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça de Tocantins, Antônio Dantas Oliveira Júnior, que abordou o tema “Justiça Restaurativa”. Logo após, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Raduan Miguel Filho, falou sobre “Fortalecimento dos Cejusc´s – Teoria da Paz – Desjudicialização e Resolução dos Conflitos”. Em seguida, a facilitadora de Círculos de Construção da Paz, Eliete Cabral de Lima, fez a apresentação da dinâmica do Curso de Formação.

A presidente da Subseção de Ji-Paraná, Solange Aparecida, enalteceu a realização da palestra. “É um método que tem sido muito utilizado atualmente, e é extremamente importante atualizar os profissionais para essa nova prática de resolução de conflitos. Tivemos a oportunidade de conhecer os conceitos fundamentais e básicos aplicados na prática restaurativa, através dos experientes palestrantes”, pontua.

A atividade foi promovida por meio de parceria com a Escola Superior de Advocacia do Estado de Rondônia (ESA/RO) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do TJRO, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (Caaro), Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e Ministério Público de Rondônia (MP-RO).