Nesta semana do estagiário, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) apresenta a história de Juarez Januario Martins, nomeado estagiário da instituição. A cerimônia em que Juarez foi designado para o cargo, outros 35 profissionais receberam suas credenciais, passando a atuar oficialmente na defesa das prerrogativas da classe.
Natural de Ariquemes (RO), Juarez nasceu dia 27 de maio de 2000. O jovem, de apenas 25 anos, sempre soube qual caminho desejava trilhar. Cresceu em um sítio, junto com seu pai José Januário Martins e sua mãe Regina Pereira Santos, além dos seus 8 irmãos. Durante a infância, enfrentou inúmeros desafios para ter acesso à educação, entre eles a necessidade de percorrer, diariamente, mais de três quilômetros até a escola mais próxima. Apesar das dificuldades, ele se recorda de ter sido uma criança alegre e determinada.
Desde pequeno colaborava com tarefas manuais e ajudava a mãe nos afazeres domésticos. Aos 8 anos, começou a trabalhar definitivamente, dessa vez na roça. Mesmo com pouca idade, Juarez já tinha responsabilidades semelhantes às de um adulto. Aos 10 anos, Juarez enfrentou uma grande perda, a de seu pai, que afetou não só ele, mas toda a família.
Mesmo diante das adversidades, Juarez manteve o compromisso com os estudos e com a família. Sempre foi um aluno dedicado nas escolas públicas em que estudou, demonstrando desempenho superior ao da maioria de seus colegas. Essa dedicação chamou a atenção da professora Keine, que o incentivou a realizar uma avaliação para avançar de série.
“Quando estava na terceira série, a professora Keine me indicou para fazer prova de reclassificação para mudar de série, porque eu terminava as atividades que ela passava e ficava andando em sala”, afirma Juarez.
Durante a adolescência, Juarez passou a admirar a área do Direito, com influência direta de seus irmãos. Julio Januário Santos Martins se tornou policial, já Jurandir Januário dos Santos estudava Direito, e se tornou advogado após passar no Exame da Ordem e conquistar a credencial. Foi então que decidiu se dedicar apenas a essa área.
“Meu amor pela advocacia iniciou na adolescência por influência de meus irmãos, um polícia e outro estudante de Direito na época. Eu lia a Constituição de 1988 na biblioteca da Dona Helena, na Escola Vinícius de Moraes, e minha família sempre me apoiou, principalmente minha mãe, até os dias atuais”, diz Juarez.
Após concluir seu ensino médio, Juarez realizou o ENEM e conseguiu ingressar em uma faculdade através do FIES. Até os dias atuais, Juarez enfrenta dificuldades por conta da distância entre sua casa até a faculdade, e faz um percurso de quase 60 km, apenas na ida. Apesar disso, sua irmã Maria José Januário Santos também decidiu ingressar na área, e hoje, os irmãos estudam juntos.
“É difícil, pois ando 23 km até a cidade mais próxima (Alto Paraíso) e depois vou no ônibus de universitários até a cidade de Ariquemes onde faço o curso. Estou a 5 anos nessa correria”, completa Juarez.
Nesta semana do Estagiário, a OAB Rondônia homenageia não apenas Juarez, mas todos os jovens que iniciam sua jornada profissional. Histórias como a dele revelam que, apesar das dificuldades, a dedicação e o esforço podem transformar realidades. A instituição reforça que o futuro da advocacia se constrói com coragem, perseverança e compromisso com a justiça.
Texto: Geovanna Santos
Estagiária OAB Rondônia