Página Inicial / Projeto Fórum Digital do TJRO é vencedor do Prêmio Inovare; Novas unidades contarão com sala da OAB-RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia parabeniza o Tribunal de Justiça (TJRO) que se consagrou vencedor do prêmio Inovare na categoria CNJ/Inovação e Acesso à Justiça, com o projeto Fórum Digital. O anúncio foi feito na terça-feira (18).

Reconhecida como boa prática no quesito Acesso à Justiça, o Fórum Digital facilita o acesso da população que reside em comunidades e em locais de difícil acesso e está chegando a várias localidades onde não existiam unidades do Tribunal.

Para o presidente Márcio Nogueira, é iniciativa inovadora que proporciona mais dignidade à população, garantindo o acesso à Justiça. “A OAB-RO reconhece o esforço do TJRO em garantir esse acesso a toda a população, principalmente àquelas que se encontram com mais dificuldade para se deslocar até onde existe uma sede do Tribunal e, ao mesmo tempo, se orgulha de estar presentes nos Fóruns Digitais”, afirma.

Destacado pelo Conselho Nacional de Justiça como exemplo a ser seguido em todo o país, o Fórum Digital oferece serviços judiciais à população de forma eletrônica e remota, em parceria com prefeituras, instituições do Poder Judiciário e públicas para assegurar direitos e cidadania a quem não pode se deslocar até a sede da Comarca.

Conforme Márcio Nogueira, nos sete fóruns ainda em construção pelo TJRO, a OAB-RO vai estar presente. “A advocacia é essencial à Justiça e esse projeto liderado pelo presidente Marcos Alaor (TJRO) alcança, acima de tudo, a sociedade e proporciona a garantia de acesso à Justiça”, destacou Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO, parabenizando tanto o presidente do TJRO como o juiz responsável pela prática: Rinaldo Forti da Silva.

Fóruns Digitais com salas da OAB
A advocacia de rondoniense vai contar com salas da OAB nos Fóruns Digitais implantados pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO) onde não há fóruns instalados. A iniciativa é resultado do diálogo permanente entre as duas instituições.

Cada vez mais inserido em um contexto digital, o Judiciário de Rondônia vem usando a tecnologia para garantir o acesso à Justiça de forma a atingir as populações mais distantes. Os Fóruns Digitais são pontos de apoio para auxiliar quem busca na Justiça a resolução de seus conflitos e a garantia de seus direitos.

No total, a OAB-RO vai chegar, junto com o Tribunal de Justiça, a sete localidades.