OABRO realiza sessão histórica do Conselho Seccional por videoconferência

Página Inicial / OABRO realiza sessão histórica do Conselho Seccional por videoconferência

Modelo de videoconferência proporciona participação maciça de conselheiros estaduais e presidentes de Subseções

Pela primeira vez na história da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) foi realizada, nesta sexta-feira (03), a sessão ordinária do Conselho Seccional por meio de videoconferência, com a participação maciça de conselheiros federais, estaduais, membros do Sistema e presidentes das Subseções.

“Em decorrência da pandemia do coronavírus, o mundo todo precisou se adaptar, e a OAB também não pode parar”, explicou o presidente da Seção, Elton Assis. “Essa semana realizamos a entrega de certificações para novos advogados e advogadas no interior do Estado e está programado o recebimento de compromisso em mais cerimônias. Hoje nós utilizamos da tecnologia para realizar essa Sessão do Conselho, de forma que exerçamos nossas funções mesmo neste momento que a sociedade necessita do isolamento social”, continuou ele.

Na pauta, a votação de pedidos de providências, inclusão de membros no Tribunal de Ética e principalmente, oportunidade que o presidente do Conselho teve para colher subsídios com os demais membros quanto às mudanças que estão ocorrendo na esfera judicial e suas consequências à advocacia regional e ao jurisdicionado. Antes do início das votações, Elton Assis abriu voz para as considerações dos presentes para uma avaliação das ações da gestão em face da pandemia.

O conselheiro federal e procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, detalhou que a atuação do Conselho Federal tem sido assistencial e processual, como na defesa das prerrogativas. Ele destacou ainda a atuação do presidente da Seccional nesse papel. “A gestão do presidente Elton Assis e da atual diretoria da Seção Rondônia tem sido exemplo recorrente de austeridade e responsabilidade financeira. Então ele é uma das figuras importantíssimas para o diálogo na tomada de decisões”.

Andrey Cavalcante, conselheiro federal, também elogiou a atuação do presidente. “Por mais que tenhamos que ouvir a todos, decisões precisam ser tomadas, e eu vejo que o senhor tem conseguido conciliar e atender ao máximo de advogados possíveis. Deixo minha mensagem de apoio irrestrito”.

Representando os presidentes de Subseção presentes na sessão, o presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes Nunes de Almeida Neto, falou de sua alegria em poder participar da Sessão Ordinária, facilitada pela tecnologia, e citou que esse momento tem sido de conversa e compartilhamento.

“Estamos em contato diário com a Seccional e resolvendo as situações, além das Subseções, que as vezes um tem uma ideia legal, compartilha com os demais e conseguimos multiplicar as ações”, comentou Diógenes Nunes.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber, citou as ações que vêm sendo realizadas e aquelas planejadas para atender a advocacia, como com a Campanha Solidária que entregará cestas básicas aos profissionais ativos que requisitarem à Caixa, e ainda para trabalharmos a melhor forma de disponibilizar a vacina contra Influenza aos profissionais”.

Além da colegiada seccional, participaram também da sessão os presidentes das Subseções de Ouro Preto do Oeste, Rabson, Amaral Jacob, de Rolim de Moura, Marcio Antonio Pereira, de Pimenta Bueno, Cezar Artur Felberg, de Jaru, Ilizandra Sumeck Carminatti, de Ji-Paraná, Jefferson Freitas Vaz e de Buritis, Selva Síria Silva Chaves Guimarães, além do diretor geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), José Vitor e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), José Bernardes Passos Filho.