Página Inicial / Comissão promove debate ‘Papo de Mulher’ para discutir prevenção ao câncer de mama

A ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e em parceria com a Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária (CPCMC), realizou, na quinta-feira (11), o ‘Papo de Mulher’. O evento teve como intuito discutir a necessidade da prevenção do câncer de mama, além de fornecer informações acerca de tratamentos e direitos do paciente.

Papo de Mulher aconteceu na OAB/RO

“Agradeço a participação de todos, inclusive dos palestrantes, por estarem aqui e nos passar mais informações sobre esse assunto tão importante, especialmente para todas nós mulheres. Isso, em razão de toda a preocupação que o câncer tem trazido para toda a espécie humana”, disse durante o evento a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira.

Presidente da CPCMC, Marcos Alves

Os temas foram abordados pelo médico cirurgião oncológico Carlos Alexandre e pela médica mastologista Thaís Agnese Lannes. O presidente da CPCMC, Marcos Alves, atuou como debatedor durante a iniciativa.

“Gostaria de agradecer a presença de todos que se dispuseram a vir, incluindo ao Dr. Alexandre e à Dra. Thais, que são guerreiros aqui no norte, região que é extremamente comedida para as pessoas que têm pouca informação sobre essa área. O câncer aqui é uma endemia. Há uma endemia desse mal, que aflige a humanidade”, disse.

Marcos ainda comentou que em Rondônia há poucos profissionais especializados no setor oncológico. “Eu sou advogado na área médica há muitos anos e quero dizer que para trazer médicos desse nível para palestrar é muito difícil, porque eles são muito ocupados, por causa da quantidade de cirurgias, pacientes e de problemas que envolvem todo esse tratamento do câncer. Por isso, muito obrigado por terem atendido o nosso convite! Isso, uma vez que a OAB/RO tem essa finalidade de levar informação à sociedade e de lutar com ela, como instituição no combate à essa doença. Quero enfatizar que com certeza a prevenção é o melhor caminho. Assim como é lá no Japão. Lá, há uma medicina preventiva. Nós, no Brasil, infelizmente temos uma medicina curativa e isso é terrível. Falta políticas públicas para uma saúde ideal”, concluiu.

Vice-presidente da Caaro, Max Rolim

O vice-presidente da Caaro, Max Rolim, também fez agradecimentos aos presentes e destacou a participação das mulheres na advocacia e no evento. “Quero agradecer a presença dos senhores e das senhoras, aqui na Casa da Advocacia e dizer que hoje, a advocacia é, em sua maioria, composta por mulheres. A gente vê aqui nesse auditório que a mulher busca mais informação e cuidados. Por isso, a presença feminina é grande aqui”.

O vice da Caaro ainda agradeceu aos homens participantes. “Nossos representantes também pensam no futuro e na saúde. Estou muito feliz de ver todos aqui, buscando conhecimento sobre um assunto tão relevante e que é tão necessário que nós trabalhemos para toda a comunidade. É por isso que a Caaro apoia este evento, assim como tem apoiado todos os outros que são voltados para a saúde do advogado e de toda a comunidade”.

O evento aconteceu no auditório da OAB/RO, em Porto Velho, com entrada gratuita. Ao final dos debates, houve um coquetel e sorteio de brindes, doados pela Caaro.

Agenda da OAB/RO

Vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira

Durante o ‘Papa de Mulher’, a vice-presidente da Ordem de Rondônia salientou que a OAB/RO não para diuturnamente. Maracélia avisou sobre a Audiência Pública com sindicatos do lado dos empregados e patronais, que será realizada nesta sexta-feira (12), às 8h, para tratar sobre a Reforma Trabalhista.

“Ao contrário das outras Seccionais do país, a OAB/RO não quis se antecipar e decidiu abrir para uma Audiência Pública, para então fazer uma manifestação expressa ao Conselho Federal, a respeito desse assunto”.

Maracélia também lembrou os participantes sobre o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia, uma realização da Seccional Rondônia, marcada para os dias 1º, 2 e 3 de junho. “O evento terá a presença de todos os membros do conselho Federal, além de presidentes das demais Seccionais do país, advogados de outros estados e comunidade jurídica de Rondônia, incluindo acadêmicos de Direito”, salientou.