Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Subcomissão Universitária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) promoveu a palestra “Análise Jurídica de Casos de Violência Contra a Mulher”. O evento reuniu mais de 150 inscritos no auditório da Ordem, em uma tarde marcada por reflexões, relatos e debates sobre enfrentamento à violência de gênero.
A atividade foi organizada em parceria com a Comissão da Mulher Advogada e a Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e trouxe como palestrantes a professora e advogada Letícia Cury, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Patrícia Oliveira, e a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rosimar Francelino.
Durante a programação, foram analisados casos emblemáticos, como o de Maria da Penha, além de apresentados dados e relatos sobre a realidade da violência doméstica em Rondônia e no Brasil. O encontro promoveu uma intensa troca de experiências: as palestrantes compartilharam situações vivenciadas ao longo da carreira e muitas das mais de 100 mulheres presentes relataram suas próprias histórias, fortalecendo a mensagem de que nenhuma vítima está sozinha.
Além do debate jurídico e social, a ação contou com a arrecadação de ração para animais em situação de rua, ampliando o alcance solidário da iniciativa.
Em sua fala, a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher destacou a gravidade dos números relacionados ao tema no Estado.
“Infelizmente, os índices desse tipo de crime no Brasil especialmente em Rondônia continuam alarmantes. É urgente a criação de uma política nacional com orçamento específico para o combate e controle da violência contra a mulher. Um olhar sensível e humano para essa realidade é uma necessidade inadiável”, afirmou.