OAB Rondônia participa de Caravana da Esperança em Espigão D’Oeste

Página Inicial / OAB Rondônia participa de Caravana da Esperança em Espigão D’Oeste

Com o lema “Conhecer para Ajudar”, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou nesta sexta-feira (23), a expedição Caravana da Esperança.

A Caravana consiste em uma visita à terra indígena Cinta Larga, em Espigão D’Oeste/RO, com a presença de várias autoridades políticas, judiciais e administrativas para conhecer a realidade do povo indígena.

A programação teve início às 7h, na praça principal de Espigão D’Oeste, onde foi realizada a largada da Caravana da Esperança em direção à aldeia Roosevelt. Já na aldeia Roosevelt, por volta de 11h, haverá uma solenidade com as autoridades presentes. Na sequência ocorrerão o almoço, reuniões setoriais sobre assuntos de interesse daquela comunidade indígena e as autoridades e representantes de instituições convidadas farão sobrevoo no garimpo.

Ainda existe um longo caminho para que o direito dos indígenas seja garantido e a OAB tem importante papel na constante vigilância contra violações aos direitos dessas populações. Esse trabalho tem sido feito constantemente pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO, que já fez várias visitas – acompanhada de outros órgãos fiscalizadores – às aldeias indígenas e tem atuação fundamental na cobrança ações que visem promover mais qualidade de vida a esses povos.