Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia exclui advogado condenado por estuprar enteada com microcefalia

Página Inicial / OAB Rondônia exclui advogado condenado por estuprar enteada com microcefalia

No voto, a relatora, conselheira seccional Cláudia Fidelis, destacou que o julgamento não visava definir culpa criminal, mas avaliar a compatibilidade da conduta com os valores da advocacia

Siga o nosso canal do WhatsApp

Na 501ª sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB RO), foi confirmada a exclusão de um advogado acusado de estupro de vulnerável contra a própria enteada, uma jovem com deficiência intelectual grave. A decisão foi unânime no Conselho e teve como base a perda de idoneidade moral, requisito essencial para o exercício da advocacia.

O caso chamou atenção pela gravidade e pelo contexto em que os fatos ocorreram: dentro do ambiente familiar. Segundo o processo, o advogado conviveu por cerca de dez anos com a mãe da vítima, assumindo papel de padrasto. A jovem, diagnosticada com microcefalia, era totalmente dependente de terceiros para atividades básicas, o que a colocava em situação de extrema vulnerabilidade.

As suspeitas surgiram quando a mãe passou a desconfiar do comportamento do companheiro. Para esclarecer o que estava acontecendo, ela realizou gravações dentro da residência. As imagens, analisadas no processo, teriam registrado atos libidinosos praticados contra a enteada.

Esse material audiovisual foi considerado uma das principais provas do caso, sendo reforçado por laudos médicos e outros elementos colhidos durante a investigação criminal. Na Justiça, o advogado chegou a ser condenado a 18 anos de prisão em primeira instância. Posteriormente, a pena foi reduzida para 15 anos em segunda instância. Apesar disso, o processo ainda não teve decisão definitiva, pois segue em análise nos tribunais superiores.

Mesmo sem o chamado “trânsito em julgado”, quando não cabem mais recursos, a OAB decidiu aplicar a punição máxima na esfera administrativa. A defesa do advogado alegou que a exclusão só poderia ocorrer após o fim definitivo do processo criminal, com base no princípio da presunção de inocência. No entanto, esse argumento foi rejeitado.

O Conselho Seccional entendeu que os processos criminal e disciplinar são independentes. Isso significa que a OAB pode avaliar a conduta do profissional com base nas provas disponíveis, sem precisar aguardar a decisão final da Justiça.

No voto, a relatora, conselheira seccional Cláudia Fidelis, explicou que o julgamento não tinha como objetivo definir a culpa criminal do advogado, mas sim analisar se sua conduta é compatível com os valores exigidos pela profissão. Pois, o conjunto de provas é suficiente para demonstrar comportamento incompatível com o exercício da advocacia.

A decisão também destacou fatores que aumentam a gravidade do caso, como a vulnerabilidade da vítima, a quebra de confiança dentro da família.

Diante disso, foi reconhecida a perda de idoneidade moral condição indispensável para permanecer inscrito na Ordem, resultando na exclusão definitiva dos quadros da OAB.

A medida, segundo a relatora, é necessária para preservar a credibilidade da advocacia e a confiança da sociedade na atuação dos profissionais da área.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Josué Henrique RESPONSÁVEL responsável

69 69 -3217 telefone
Jane Paulino responsável

Paula Belletti responsável

Kea Alexia responsável

Manoel Bentes responsável

69 69 8-484- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
ANA FLÁVIA,PRISCILA FIAMA responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
PRISCILA FELIPE responsável

Dra. Raianne Fortes ,Dra. Saiera Silva responsáveis

69 69 3-217- telefone
JUCIELMA PALHETA responsável

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2110 telefone
PAULA BELLETTI responsável

69 69 3-217- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
Maike,Daniel,David responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia responsável

69 3217-2123 telefone