Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia acompanha ação no STF contra PEC do calote nos precatórios

Página Inicial / OAB Rondônia acompanha ação no STF contra PEC do calote nos precatórios

Desde o início da tramitação da PEC 66/2023 no Congresso Nacional, a OAB Rondônia tem acompanhado atentamente todos os desdobramentos da proposta

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) acompanha ação no STF contra PEC do calote nos precatórios A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) acompanha a atuação do Conselho Federal da OAB, que ingressará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como “PEC do Calote dos Precatórios”.

A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional, impõe limites ao pagamento de precatórios pelos municípios, vinculando os desembolsos a percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL). Para a OAB, a medida representa um retrocesso na efetividade das decisões judiciais, fragiliza direitos fundamentais e compromete a autoridade do Poder Judiciário.

Estudos técnicos elaborados por especialistas e pela Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB apontam que a PEC afronta cláusulas pétreas da Constituição, como a coisa julgada, a separação de poderes, o direito de propriedade e a isonomia entre credores.

A ação no STF deve incluir pedido cautelar para suspensão imediata da norma, de forma a resguardar os direitos de milhares de credores que aguardam o cumprimento de decisões judiciais.

OAB Rondônia acompanha tramitação da PEC desde os primeiros debates no Congresso

Desde o início da tramitação da PEC 66/2023 no Congresso Nacional, a OAB Rondônia tem acompanhado atentamente todos os desdobramentos da proposta. A entidade não só manifestou seu posicionamento contrário, como também colaborou na elaboração de análises jurídicas detalhadas, integrando-se às ações do Conselho Federal da OAB.

Essa atuação precoce visa alertar parlamentares e a sociedade sobre os riscos constitucionais e os impactos negativos que a aprovação da PEC traria para os credores de precatórios, especialmente aqueles em municípios com maior vulnerabilidade financeira. A OAB RO reafirma seu compromisso em defender a segurança jurídica e os direitos dos cidadãos, mantendo vigilância permanente sobre o tema até a sua resolução definitiva.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, reforça a importância da mobilização da entidade desde o início da tramitação da PEC 66/2023 e destaca o compromisso da Seccional em proteger os direitos dos credores de precatórios e a integridade do sistema jurídico.

“Estamos diante de uma proposta que ameaça direitos conquistados e a confiança da sociedade nas instituições. A OAB Rondônia não medirá esforços para impedir que essa PEC seja aprovada nos termos atuais, pois acreditamos que a justiça precisa ser cumprida com respeito e transparência. Defender o cumprimento dos precatórios é defender a dignidade daqueles que aguardam por decisões judiciais e garantir o equilíbrio das finanças públicas sem abrir mão do compromisso constitucional.”

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone