Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO realiza reunião com representantes dos imigrantes venezuelanos e haitianos para tratar da situação de crise que atravessam

Página Inicial / OAB/RO realiza reunião com representantes dos imigrantes venezuelanos e haitianos para tratar da situação de crise que atravessam

Esequiel Roque durante a reunião.

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), realizou, recentemente, reunião com os representantes dos imigrantes venezuelanos e haitianos que vieram para Rondônia em razão da situação de crise em seus países. Atualmente, há 15 pessoas morando na cidade há quatro meses.

O governo federal publicou, no mês de junho, a Lei 13.684/2018, criada com o objetivo de implementar medidas de assistência emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. “Esta Lei Federal foi motivada pela descontrolada onda de migração dos imigrantes venezuelanos, que, segundo a Polícia Federal (PF), só nos últimos dez meses, já entraram no Brasil o alarmante número de 48 mil venezuelanos, sendo já realizadas pelo menos 25 mil solicitações de refúgio junto à PF. Por isso, a OAB/RO, por meio da comissão, está empenhada em trabalhar nessa problemática”, enfatiza o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

Porém, Rondônia já vive uma crise migratória desde 2010, com a imigração de cerca de 100 mil haitianos. Segundo a Polícia Federal, mais de três mil moram em Rondônia. O governo do estado, em janeiro de 2012, por meio do Decreto 16.474/2012, criou um grupo de trabalho específico para atender os haitianos. Contudo, poucas ações foram implementadas para garantir uma boa acolhida dessa população.

Para o presidente da Comissão, Esequiel Roque, atualmente, com a crise econômica que provocou uma queda nas vagas de emprego em todo o país, muitos destes imigrantes venezuelanos e haitianos estão vivendo em situação de grave risco social. “Está sendo necessário um esforço por parte do governo do estado e de toda a sociedade para criarmos soluções e oportunidades de trabalho e assistência a estes imigrantes”, disse.

Esequiel e os representantes.

Esequiel explica que foi iniciado, nesta semana, o trabalho de apoio aos imigrantes venezuelanos e haitianos que estão vivendo em Porto Velho. “Estamos enfrentando na região norte uma imensa crise migratória de venezuelanos e haitianos, que estão migrando para Porto Velho e em todo o estado de Rondônia, motivados pela Lei Federal de ajuda emergencial para os imigrantes venezuelanos, na qual o governo federal, estadual e municipal assumem a responsabilidade de apoio aos imigrantes em situação de vulnerabilidade e risco social”.

Por fim, Esequiel destacou que o estado de Rondônia está sendo provocado na implementação de uma política de imigração que atenda às necessidades e demandas destes imigrantes. “Conversamos com os representantes dos grupos para elaborarmos os diagnósticos dos problemas e organizarmos uma audiência pública na OAB/RO. Queremos chamar a sociedade, autoridades e os imigrantes para juntos elaborarmos pactos e acordos de apoio para solucionar os principais problemas e ajudarmos na criação de uma política estadual e municipal de imigração”, finalizou.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone