Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB RO INFORMA: CNJ realiza pesquisa nacional sobre a percepção e avaliação do Poder Judiciário

Página Inicial / OAB RO INFORMA: CNJ realiza pesquisa nacional sobre a percepção e avaliação do Poder Judiciário

Pesquisa pode ser respondida de forma simples e rápida, e o formulário está disponível no site do CNJ

Siga o nosso canal do WhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está realizando a segunda edição da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, com o objetivo de conhecer como a sociedade e os operadores do Direito avaliam o funcionamento da Justiça no país. A participação é voluntária e pode ser feita até o dia 14 de novembro, por meio de formulário eletrônico disponível no site do CNJ.

O estudo busca ouvir advogados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e cidadãos que acessaram a Justiça nos últimos cinco anos, reunindo percepções sobre temas como acesso à Justiça, tramitação processual, efetividade dos serviços, comunicação, uso da tecnologia, acessibilidade e garantia de direitos.

De acordo com o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, a iniciativa pretende “compreender, sob a perspectiva do público, como o Judiciário está atuando no que diz respeito ao acesso à Justiça, à tramitação dos processos e à qualidade dos serviços judiciais”. Segundo ele, as informações obtidas “subsidiarão o planejamento de ações e o desenvolvimento de melhorias que fortaleçam a atuação do Sistema de Justiça em todo o país”.

Aprimoramento do sistema de Justiça

A pesquisa é coordenada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, e atende à Resolução CNJ nº 325/2020, que estabelece a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026.

A metodologia segue o mesmo formato da primeira edição, realizada em 2022, o que permitirá a comparação dos resultados e a identificação de avanços e desafios no sistema judicial. Na edição anterior, mais de 11 mil pessoas participaram, e os dados obtidos resultaram em importantes recomendações para aprimorar a prestação jurisdicional no país.

Neste ano, o questionário traz novas perguntas sobre serviços recentemente implementados, como a consulta unificada de processos via Jus.Br, além de campos abertos que permitem aos participantes expressar suas opiniões de forma mais detalhada.

A OAB Rondônia reforça o convite para que advogados e advogadas participem ativamente da pesquisa, contribuindo com informações que possam ajudar a aperfeiçoar o sistema de Justiça e fortalecer o papel da advocacia na construção de um Judiciário mais acessível, eficiente e transparente.

“A participação da advocacia é essencial nesse processo. Somos parte fundamental da engrenagem da Justiça e, portanto, temos muito a contribuir para o diagnóstico e aprimoramento das políticas públicas do Poder Judiciário”, destacou o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.

A pesquisa pode ser respondida de forma simples e rápida, e o formulário está disponível no site do CNJ: www.cnj.jus.br

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone