A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) celebra os 103 anos de instalação do município de Porto Velho, comemorado nesta quarta-feira (24).
Segundo o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a Ordem não poderia deixar de comemorar essa importante data de emancipação político-administrativa. “É importante comemorarmos este dia, pois representa a luta dos desbravadores pela construção da história e do desenvolvimento do município”, comenta.
“Porto Velho completa 103 anos e nós não devemos esquecer dos nossos destemidos pioneiros que tanto contribuíram para a criação e emancipação do município”, destaca o presidente da OAB/RO.
Andrey Cavalcante ainda ressalta que “a OAB/RO manterá seu papel vigilante de guardião dos Direitos Constitucionais de todos os cidadãos e em favor da preservação de sua cultura, e de toda a sua rica história”.
Instalação de Porto Velho
Criado em 02 de outubro de 1914, através da Lei 757, assinada pelo então governador do Amazonas, Jonatas Pedrosa, quando Rondônia ainda pertencia ao estado vizinho foi no dia 24 de janeiro de 1915, exatamente há 102 anos, que aconteceu sua instalação solene, com a posse de seus primeiros administradores. Em 1943, foi desmembrada para se tornar a capital do então Território Federal do Guaporé e posteriormente do atual estado de Rondônia.